Essa foi uma viagem muito especial e espiritual cheia de surpresas e belezas deste Belo País , nossos irmãos Sul Americanos.
Ordem Real, Celestial e Militar de Nossa Senhora das Mercês para a Redenção dos Cativos
Um pouco sobre essa Antiga e Venerada Ordem da Cristandade:
de 1203 até 1218 o ano da fundação da Ordem se deu o período espiritual de provação do fundador São Pedro Nolasco.
A Ordem recebeu a bula papal em 1235 sendo então oficializada em seus objetivos espirituais e seculares.
Similar a Ordem dos Templários ela assume a Regra Agostiniana para monges.
A Ordem teve o apoio para sua fundação do Rei Jaime I de Aragão - Espanha
O objetivo principal era libertar os capturados em batalha pelos mouros e muçulmanos desde a invasão na Europa nas batalhas da reconquista como nas Cruzadas.
Os irmãos e irmãs Mercedários foram um importante braço de apoio aos Templários, Hospitalários, Teutônicos, Calatrava, Ordem de Cristo e Santiago.
Seus membros fazem um quarto voto além dos votos de: pobreza, obediência e castidade, se faz um quarto voto- o vote de lutar e até dar a vida se necessário para libertar os cativos de qualquer situação opressora, principalmente aos que são perseguidos por exercer a fé cristã.
Aos irmãos leigos não é necessário o voto de castidade porém é feito o voto de caridade em substituição ao de pobreza, obediência ao evangelho e aos ideais da Ordem e de dar a vida se necessário para cumprir a Proteção e Libertação dos Cativos por Injustiça e opressão.
A Ordem Mercedária está presentem em 17 países atualmente incluindo nosso Amado Brasil.
No Brasil atuaram fortemente contra a escravidão, na elaboração e preparo da resistência dos quilombolas contra os ataques para recaptura de escravos libertos ou fugitivos e durante toda a ditadura militar dando albergue aos movimentos de luta contra a ditadura militar exagerada. notadamente sua postura sempre foi exemplar pois também não apoiavam os que cometiam atos terroristas e extremistas de esquerda.
A Ordem Mercedária tem como principio a total neutralidade politica sendo fiel os ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo ensinados os Evangelhos e de Nossa Senhora.
Atualmente sua principal função é a "diplomacia" na negociação de troca de reféns e prisioneiros além de arrecadação de alimentos, remédios e estabelecimento de campos de refugiados devido as constantes conflitos étnicos e religiosos por guerras travadas por extremismo religioso exercida em territórios hostis a cristandade , principalmente no Oriente Médio, África e Ásia onde atua juntamente com a Cruz Vermelha e outras organizações como a ONU.
Os Cavaleiros Leigos Mercedários tinham missões muito especiais nas Cruzadas e não se envolviam em combates diretos não sendo obrigados a lutarem nas batalhas abertas, tinham a missão de salvaguardar os monges e frades embaixadores a fim, de estabelecer contato com o inimigo e negociar os termos de resgate dos soldados, padres , freiras e nobres e depois de trazer vivos estes refens junto a suas famílias.
As posses e Preceptorias da Ordem eram consideradas as precursoras das atuais "casas seguras" de embaixadas de todos os países, pois muitas vezes eram estabelecidas em território hostil, sendo importante local de coleta de informações sobre as disposições e recursos dos adversários da Cristandade. Notadamente também funcionavam como hospitais, albergue , centro espiritual e de treinamento , principalmente de treinamento de forças cruzadas. Os Cavaleiros Templários muito utilizavam essas casas seguras mercedárias em longas missões dentro do território controlado pelo islã.
A Ordem tem como símbolo a Cruz Patea dos Templários sobre um brasão de coroa de Nossa Senhora das Mercês e as cores do reino de Aragão na Espanha!
Seu Lema:
''Livres para Libertar''
Nossos respeitos aos Irmãos Mercedários
++nnDn++
B+S+H
O presente artigo não fala em nome da Referida, Nobre e Venerada Ordem Mercedária, sendo uma explanação de Nossa Ordem de Cristo Atual ao que está por dentro dos bastidores das políticas muito necessárias a preservação da Cristandade no Mundo.
veja mais sobre a Ordem Mercedária clicando aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui duvidas e comentários de forma respeitosa