Kyudo Kyujutsu
Não Há seta
nem Arco,
Apenas
A Extensão do Espírito
No Vazio
(Sensei Adriano Sojobo)
Sensei Adriano no Dojo do Shinto Ryu localizado Salão imperial Associação Japonesa de Santos (Jean) Eiki Sensei está em concetração em heki sha para seu disparo, a frente vemos o alvo de treino o Mato.
Lembro-me de um treino em Kyudo (de vários que tivemos) onde estavam presentes no Dojo na Associação Yamagata Kenjinkai na Liberdade em São Paulo SP: Eu (Adriano),Yuko, Avany, meu irmão, Helio Watanabe, Ernani, Rosangela, Um norte americano chamado John, e Anauri.
Meu irmão estava usando um Do com proteção no peitoral, o sensei pegou o Arco e deu uma flechada no peito de meu irmão e mesmo a seta sendo sem ponta afiada, ela cravou no peitoral do Bogu e doeu muito, ai eu pedi para tentar receber um tiro destes e pufft, recebi um direto em cima do coração, dei cinco passos para traz, Ernani san também sentiu a força do disparo do sensei e Pofft! outro direto no peito. Ficamos todos roxos, Avany san tomou um na coxa também e doeu muito. Ai perguntei para o sensei: - "sensei isso é Kyudo?" e ele respondeu “Não como é conhecido e praticado hoje (ele se referia ao Kyudo Renmei que é moderno), minha forma de Kyudo aprendi de meu Avô" , disse-me o sensei que tinha forte influencia do Ogasawara, pelo que entendo, ele tem influência nos objetivos técnicos e espirituais, mas a forma de saudação no Shinto Ryu é diferente assim como a execução de alguns rituais diferem um pouco.
A forma de Nobiai , Monomi e Mikomi Nerai são Ogasawara, a pegada antiga em Bico de falcão também, o que dispensa Torikake (pegada) de Yugake (luva),
Aqui vemos um arco igual ao utilizado por Sensei Adriano e Sensei Akira, um Arco de guerra Shihodake
Repare que o adepto não utiliza luva yugake de Kyudo, isso do ponto de vista de uso real em combate é super importante, pois o Yugake não permite uso da espada ou outra arma
O posicionamento em Ashibumi idem, é firme e os pés diferem um pouco do ângulo atual do Kyudo moderno, mantendo a tradição Ogasawara. O arco após o disparo mesmo quando estamos a pé, permanece na postura Yabusame e não é abaixado, sua ponta de cima (urahazu) é voltada para a direção do Alvo de treino (Mato), depois é feito Reishiki Shagi , um Rei ( reverencia) profundo especial que indica o "total desapego do disparar".
Aqui vemos a pratica de Yabusame em Cavalo de Madeira,
repare que o Arqueiro está sem luvas.
Sensei Akira era sensei de Ogasawara Ryu?
O sensei sabia vários estilos e pesquisava a fundo muitas coisas tanto Japonesas quanto da China e Índia, até mesmo do Ocidente, pois ele acreditava que a Sabedoria é um dom divino Universal legado a todos que a buscarem, nós homens que damos e geramos denominações e diferenças. Então temos dois enfoques sobre isso, se o enfoque for ele estudou Ogasawara e se graduou com alguém no Ogasawara ou procurou uma representação do estilo, ou qualquer outro tramite e convenção política sobre tal pratica, a resposta é provavelmente não, até por que ele não gostava de se filiar a ninguém, lembro que o Shigin Kai e o Choko Ryu lhe deram os maiores desabores em sua vida familiar e marcial, ele gostava de seguir seu próprio Caminho.
Sensei Adriano Hanare a libertação da seta, repare que ela atinge o centro do Mato.
Em Shinto Ryu o alvo estão em nosso espírito, nosso coração, atingir o alvo é expressar seu coração espiritual
O sensei Akira entendia de Ogasawara?
A resposta é sim, entendia muito, pois treinou com seu Avô que era sensei de Ogasawara. Seu Pai também respeitava o Kyudo Renmei moderno, até o praticava, mas não concordava com um aspecto hoje comumente aceito pela maioria, a Competição, como pode uma arte que em seus mais profundos escritos, tão ligada ao Shintoismo e ao Zen, a filosofia de libertação do Ego, possa estar ligada com a fogueira das vaidades, o Competir..., outro detalhe é que esportes tem regras que dizimam o valor guerreiro de uma arte, já vimos isso acontecer com varias artes marciais. Estilos antigos como o Heki Ryu e outros também competem hoje em dia, mas Sensei Permanecia fiel a seu objetivo, a iluminação, o satori.
Acima vemos um video de um Campeonato de Kyudo Renmei moderno, além de detalhes estéticos próprios da rotina do Kyudo Renmei, o objetivo é competir para obter um resultado na competição, obviamente nem todo mundo ganha, é a mentalidade ocidental de só tem distinção quem é Campeão, esta mentalidade estimulou nossa Sociedade a ser consumista e infelizmente estamos vendo o resultado disto em nosso Planeta hoje. As artes marciais corretamente ensinadas devem estimular a cooperação, a harmonia entre os povos, a elevação do Meijin ( a vitória interior).
Então, era por isso que sensei preferia cultivar os velhos Caminhos dos mestres antigos, no caso do Arco, era o Ogasawara.
Outro detalhe é que a pratica com Arco e flecha cumpre os objetivos do ensino do Bujutsu Juhapan (dezoito artes guerreiras) tão importantes no mode de ver de nosso mestre sensei Akira. Existem de acordo com os períodos da história do Japão varias listas das Dezoito Artes Clássicas, nosso mestres estudava todas, aqui em especifico vamos deixar a do período Edo mais utilizada por nosso Dojo para inicio do treinamento de nossos alunos:
馬 Uma (Equitação)
打毬 Uchimari (adestramento a cavalo)
騎射 Kisha (Arquearia a cavalo)
水馬 Suiba (Natação a cavalo)
水泳 Suiei (Natação)
槍 Yari (Lança)
鎖鎌 Kusarigama (Foice com corrente)
長刀 Naginata (Alabarda)
剣 Ken (Espada)
柔 Jû (Luta de contato, imobilizações)
居合Iai (Técnicas de saque)
捕縄 Hojô (Técnicas de amarrar, de aprisionar com cordas)
鼻捻 Hananeji (Vara férrea usada no nariz do cavalo)
鎧組 Yoroi kumi gumi (Combate com armadura)
手裏剣 Shuriken (Lâminas curtas de arremesso)
石火矢 Ishibiya (arcabuz, canhão menor)
鉄砲 Teppô (Arma de fogo)
Shakiko san (Mariana san) e Sensei Adriano no anexo externo coberto de Kyudo do Shinto Ryu em Santos SP
Como vemos acima o uso do arco Yumi aparece como primeira arma.Históricamente não foi a espada que trouxe a hegemonia de governo aos Yamato ,foi a arquearia , o Yumi, a primeira arma que um Guerreiro deveria saber usar.
Em em meu caso, aprendi a fazer o Yumi e o Shihodake, um arco de guerra com longa duração de disparo, no caso do Kyudo o Yumi comum após uma seqüencia de 3 a 4 disparos o arco tem de ser colocado para descansar para não quebrar ou perder potência, os arcos que construímos em nosso Dojo em Santos na Forja Sojobo.
Alguns dos objetivos da pratica do Arco e Flecha em Shinto Ryu provavelmente diferem dos objetivos da pratica normalmente feita em Dojos de Kyudo modernos no que diz respeito a abordagem de uso do arco e objetivos.
O enfoque principal é Espiritual (samadhi, satori, muga e mushin). Pratico (do ponto de vista eficiência em uso real, em combate).
Como vemos nesta antiga foto tirada no inicio do período Meiji
ha muitas formas de expressão no disparar com Arco na Cultura Japonesa
não sendo o Renmei Kyudo a unica expressão aceita antes de sua criação.
- Em Shinto Ryu o Arco é um dos instrumentos para alcançarmos o Mushin;
- No geral só utilizamos primeiro uma unica seta (uchi Ya), para nos adestrarmos no máximo de eficiência, mas posteriormente usamos otoya e haya;
- treinamos ambidestro, disparamos pelo lado esquerdo ou pelo lado direito, isso permite se estivermos com algum ferimento em dos braços que não nos permitir puxar a corda.
- Nossas setas ainda tem nós no bambu, isso faz com que realmente tenhamos de obter o controle perfeito do Arco para atingirmos o Alvo, quem, acerta o alvo, não é o arco ou a seta e sim o Arqueiro.
- Treinamos vários tipos de posturas de disparo, além do Hasetsu comum; In no sha, Yo no sha, Heki sha, Yama Sha etc.
- Temos praticas de disparo em movimento seja o arqueiro ou seja o alvo em movimento.
- Temos praticas de troca de tiro entre arqueiros, um disparando contra o outro.
- temos praticas de atingir pontos vitais e procurar brechas em armaduras e outros tipos de proteções.
- Nossas setas tem pontas de treino ou pontas (Yanone) forjadas como l^minas para perfurar armaduras.
Armas utilizadas pelo Shinto ryu (katana, naginata, Yari, Sensu, shurikens, no centro vemos uma seta Watakushi da Coleção de Sensei Adriano que foi dada de presente a seu Amigo e Irmão de Treino sensei Kenjiro do Aizu Ryu.
- temos praticas em pé e a Cavalo (Yabusame).
- Usamos mantralizações (Kiai especiais) nos disparos em cerimoniais para banir espíritos malignos.
- Dantai é o treinamento em conjunto, como uma força conjunta, é sincronização entre os Arqueiros, linha de tiro, cadencia, freqüência.
Yo No sha Shinto Ryu Foto tirada no Kangeiko 2010 vários alunos, Oshiro san (o aluno que esta em pé atrás na foto) esta usando um bodogi dado de presente por Sensei Adriano que pertenceu a Tsukimoto sensei.
O Objetivo final desta pratica é capacitar nossos alunos no uso da espada contra o Arco, onde um Arqueiro se posiciona disparando setas contra um espadachim que deve ser capaz de defender-se, isso se chama Yadome.
Eiki sensei (Jean san), Honzan Sensei (Renato san) e Kongou sensei (Claudio san) Shakiko san (Mariana san) ajoelhada a frente de Sensei Adriano .
Sensei Akira ensinava tudo de forma esporádica e sem uma ordem em especifico mas ele fazia questão de explicar tudo bem explicado e dizia que tudo tem um significado profundo em níveis diferentes e que somente quando você tinha acesso a um Densho, você entenderia tudo. No caso dele o Densho era tudo que ele aprendeu, catalogou, investigou, escreveu em seus apontamentos, verificou, modificou quando achou necessário, treinou, treinou e re-treinou, sempre seguindo seu próprio feeling, sua intuição, seu jeito único e próprio de ver as antigas tradições do Shinto Ryu.
Haken sensei (Rosangela San) em Uchiokoshi e Emily san (11 anos) que esta usando Hankyu (arco pequeno).
O Caminho do Arqueiro é um elemento importante em nosso Dojo, temos um respeito enorme pela espiritualidade desta pratica quer em nosso estilo, quer em outros estilos, quer antigo, quer moderno.
Como o Kyudo moderno tem milhares de praticantes espalhados pelo mundo e já esta presente aqui em nosso país o Brasil, nosso mestre sensei Akira acreditava que este Caminho já esta por demais assegurado, mas as formas guerreiras antigas, descritas nos antigos manuais de Bujutsu, nos antigos ritos praticados nos templos, praticadas por uma minoria de pessoas ainda interessadas em manter a chama acesa deste Caminho em suas versões mais antigas.
Como o Kyudo moderno tem milhares de praticantes espalhados pelo mundo e já esta presente aqui em nosso país o Brasil, nosso mestre sensei Akira acreditava que este Caminho já esta por demais assegurado, mas as formas guerreiras antigas, descritas nos antigos manuais de Bujutsu, nos antigos ritos praticados nos templos, praticadas por uma minoria de pessoas ainda interessadas em manter a chama acesa deste Caminho em suas versões mais antigas.
Para nós do Shinto Ryu Shinken Bujutsu Tsukimoto Ha, é um prazer recebermos todos os Irmãos Budokas tanto do Kyudo Renmei como de outras artes marciais, que queiram ter outra experiência, outro enfoque, tanto em formas mais antigas de treino , com objetivos reais de uso do Arco ou de outras armas e praticas, não esquecendo o respeito, a integridade e a espiritualidade, no Shinto Ryu Shinken Bujutsu Tsukimoto Ha estudamos a Arte de Parar a Guerra, estão todos convidados em nossos seminários e treinos regulares.
Gashô
eu nao consigo local de treinamento aqui em sao paulo capital de Kyudo Kai alguem por favor poderia me indicar algum.
ResponderExcluirOla, obrigado por seu comentário, em São Paulo desconhecemos Dojo De Kyudo, Temos Ensinamento em Santos SP Todos os Sabados das 17:00 as 19:00 para Kyudo e Kytujutsu, maiores detalhes www.shintoryu.com.br ou email shugencontato@gmail.com
ResponderExcluirOlá, por favor, estou interessado em vestimentas e equipamentos para pratica de Kyudo. Esse site:
ResponderExcluirhttp://www.sojobo.biz/catalogsearch/result/?q=arco
tem alguma ligação com vocês? Iniciarei em breve a pratica junto a um novo grupo aqui em são paulo filiado á Kyudo Renmei e já estou buscando comprar o material necessário. Domo arigato gozaimashita.
Marcos.