quinta-feira, 28 de abril de 2011

Shinto Ryu Shinken Bujutsu Tsukimoto Ha


O que são estilos com denominações Shinto Ryu :



Se entenderes este símbolo, entenderás o Universo – Umon Baigan
Século XII


No Japão predomina no leste do País na região do Kanto, estilos com muita influencia da Cultura antiga Japonesa Xintoísta (Shinto), Nas províncias do leste a influência da religião budista que adentraram no Japão no século VI pelas províncias Ocidentais, foi bem menor do que o pensamento Xintoísta animico.


O Shinto É o Caminho para Deus (Shin/ Grafa-se Kami = Espírito, Deus e To/Do = Caminho, Senda, Prática) porém existem tres formas de se grafar Shinto Ryu:

· Uma forma de grafia com a letra de Deus que é velada (O katori Shinto Ryu e o Kashima a utilizam abertamente agora). 神道流
· Uma forma de grafia com a letra para Espada ou Lâmina. 神刀流
· Uma forma de grafia com a letra para Verdade ou Sinceridade (makoto). 真刀流
O texto abaixo explica esta evolução de acordo com o Densho do Shinto Ryu recebido de nosso mestre:

Quando olhamos a grosso modo temos a impressão que a Arte da Esgrima Japonesa (Caminho da Espada) tem origens e filosofia são algo em comum em todos os estilos praticados no Japão e que as diferenças são meramente técnicas mas isso não condiz com a realidade histórica e sócio-cultural do Japão tanto no passado como ainda no presente

A Arte da Espada foi desenvolvida de forma diferente em localizações diferentes para isso vamos observar a divisão do Japão da seguinte forma :

· O Lado Oriental do país chamado de Kanto / Tohoku
· O lado central do Japão chamado de Kinki
· O lado Ocidental do Japão chamado de Chugoku / Shihoku

O lado Oriental constituído por Diversas províncias dentre elas Tokyo e Chiba indo até Hokkaido, sofreu forte influencia do Shintoísmo e menor influencia do Budismo, esta influencia se caracteriza pelo culto ao misticismo, magia, animismo, xamanismo, etc, por isso quando da expansão das seitas budistas, ouve uma grande facilidade para seitas como o Shingon, Obaku, Tendai, Nichiren e Shugen (pois são facilmente sincréticas como relação a antiga religião já existente pois tem o mesmo caracter místico).

O Lado Central onde estão constituídos as províncias de Mie (Iga,Kouga) Nara e Kyoto, etc ficou sendo como a Divisa entre as Regiões Ocidentais e Orientais, absorveu bem ambas as tendências, tanto que o Shugendo (Fusão entre Shintoísmo e Budismo Zen e Tendai nasceu nesta região) , naturalmente Tanto Nara como Kyoto foram a fina flor do florescimento do Budismo no Japão.

O Lado Ocidental do país que começa em Osaka e vai até Kagoshima sofreu forte influencia da China (Devido a proximidade com o Continente e Okinawa) e Koreia, então tem uma Forte Tendência do Budismo Zen (Rinzai e Soto).



Então do ponto de vista filosófico e religioso vemos que existe uma separação regional. Do ponto de vista político para termos uma idéia sobre o assunto, O clã Tokugawa representou juntamente com seus aliados a Coalização Oriental na Grande Batalha de Sekigahara e não foi por mero acaso que depois escolheu a Capital como sendo Edo (Tokyo) por ser a melhor região defensável no Kanto além de rota de emergência pois esta próxima a Ambos os Santuários (Katori e Kashima). Já os Toyotomi representaram juntamente com seus aliados a Coalização Ocidental e tinham como capital Osaka.

O desfecho político alterou para todo sempre a História e Costumes do povo Japonês pois Tokugawa saiu-se vencedor em Sekigahara e depois na campanha de Osaka onde foi destruído o Castelo de Osaka juntamente com a esperança dos Toyotomi das províncias Ocidentais.

Imperador então vigente apoiou os Tokugawa (descendentes dos Minamoto) por acreditar que como Shogun, Ieyasu Tokugawa iria dar mais poder político a Família Imperial, fato este que não aconteceu, pois Ieyasu trancou a Família Imperial e seus partidários em Kyoto e tomou o poder com mão de ferro, onde sua administração pode finalmente pacificar os feudos em constante guerra civil, mas a custo de forte repressão aos feudos e denuncias de corrupção por parte de seus ministros posteriormente a sua morte.

Esta divisão política é velha no Japão e já existia entre os Monobe e os Nakatomi no período Yamato, entre Os Minamoto e os Taira muito antes dos Tokugawa os dos Toyotomi.

Pelo Leste (províncias Orientais) ter uma influencia mais animista e antiga, o Oeste do Japão (províncias Ocidentais) sempre chamou as pessoas que tem origem no Leste de Azuma Ebisu (gente do interior, sem cultura). Por sua vez as pessoas do Leste viam as do Oeste como sendo descaracterizadas do Yamato Damashi (verdadeiro espírito Japonês), vendidas ou seduzidas ao pensamento dos estrangeiros (China, Koreia).

Esta rivalidade por incrível que pareça ainda acontece em nossos dias atuais.

Então separados por conceitos tanto filosóficos como políticos os dois extremos do Japão (Oriental e Ocidental) produziram tradições diferentes com relação as Artes Marciais clássicas.

No Lado Oriental temos as Sete Escolas de Kashima baseadas nos ensinamentos do Kojiki com suas lendas sobre Espadas Sagradas e a descida de Deus sobre a Terra dos Homens:

· Toku Ryu, Chuko Ryu e Shinden Ryu (estilos de 300 a 1000 D.C) formam a Base do Ryoi Ryu o primeiro estilo a ter organizado os métodos antigos de combate usados para estabelecer o Domínio sobre as Ilhas e Banir os Bárbaros (Ezo)
· Kashima Ryu
· Katori Ryu
· Honshin Ryu
· Bokuden Ryu
· Shinto Ryu
· Yamato Ryu

Estas Escolas ficaram sob a tutela dos Sacerdotes dos templos Kashima e Katori

O Lado Central Produziu as Oito Escolas uma tradição mais voltada a fusão entre as tradições tanto do Budismo como do Shintoismo e exemplificação das verdades Budistas, Comfucionistas,Taoistas e do Shintoismo na pratica Marcial (para uma maior compreensão ver o CDR HYOHO NITEN ICHI RYU) :

· Kiichi ryu
· Yoshitsune ryu
· Hogan ryu
· Kyo ryu
· Suwa ryu
· Kurama Ryu (antigo)
· Nen ryu
· Kyohachi Yoshioka Ryu

Tais estilos ficaram sob a tutela dos Sacerdotes de Kurama, dos Shinobi e dos Monges Guerreiros de Kyoto e Nara, mas sem uma grande troca entre as duas tradições.

O Lado Ocidental Produziu Escolas com fortíssima influencia do Budismo Mahayana (Zen) e do Confucionismo (KOFU)

Esta tradição praticamente releva os ensinamentos Shintoistas, tomando somente da tradição da Região Central e inclusive descartando os ensinamentos do Budismo Shingon e Tendai:

· Tori Ryu
· Chujo Ryu
· Toda Ryu
· Kanemaki Ryu
· Gan Ryu
· Niten Ichi Ryu

Como podemos ver tanto o Famoso Miyamoto Musashi como seu Rival Sasaki Kojiro eram dois dos maiores expoentes e entusiastas do lado Ocidental. Musashi em sua Juventude havia apoiado fortemente os Toyotomi na Batalha de Sekigahara devido a região em que nasceu.

Por isso em seu tratado GO RIN NO SHO, Musashi não deixa de escrever algumas críticas a determinados Sacerdotes das Escolas Shintoistas que segundo Musashi , logravam a população com superstições e vendiam o Caminho

Mas até mesmo o Grande Musashi vai em busca de aperfeiçoamento e bebe das tradições Orientais a través do Shikage Ryu dos Yagyu (Os Yagyu são um bom exemplo de fusão entre as diversas tendências filosóficas e políticas da época).

Durante os Séculos XVI, XVII e XVIII, os estilos derivados destas escolas mãe são formas de mistura e integração com tais vertentes cada vez mais complexas fazendo surgir novas expressões da arte.

A exemplo disso citamos o Hayashizaki Eishin Ryu ou Musso Jikiden Eishin Ryu que foi criado na região leste do Japão mas sofreu influencias do pensamento do Oeste também.

Esta é uma introdução a tão vasto assunto, pois os estilos derivados misturam influencias de ambas as tendências de tal forma a ser quase que impossível separa-las.

Ao nosso ver, toda tradição tem sua validade, todo conhecimento deve ser aprendido antes de ser descartado, existem verdades profundas no Budismo tanto Mahayana quanto no VrjaraYana (Shingon, Tendai) assim como existem verdades profundas nos cultos animistas como o Shintoísmo e Xamanismo, ou qualquer outra Grande Religião (Cristianismo, Islamismo, Etc) não obstante, também existem muita ignorância, intolerância, ódio racial, medo, ganância, e tantas outras fraquezas humanas, pois Deus apenas mostra o Caminho, cabe aos Homens como vão escolher trilhá-los.

Atualmente no Japão existem mais de 140 denominações com o nome Shinto Ryu , as mais antigas como o Katori e o Kashima outras mais modernas como o Shintoryu Kenbujutsu que é centrado mais na pratica do Iaijutsu, do Battojutsu, formas reformuladas por Hibino Raifu Soke , as formas de Kenbu foram separadas das Formas Marciais e são ensinadas em Dojos separados, as vezes chamado de Uta No Michi (Caminho da poesia ), as formas de Sogo Budo (diversas armas e artes de combate) não são mais lecionadas e o Tameshi guiri praticado atualmente é decorrente das formas do Toyama Ryu aprendidas pelo atual Shihan do Japão Mochizuki sensei, atualmente a versão treinada no Japão, Europa, EUA E America do Sul  (Brasil –Nova Acropole ) data de 1982.

Um ponto interessante é que todas estas tradições apesar de seguirem seus próprios ditames, mestres e objetivos tem um fator de ligação; todos são Espada Divina/Caminho Divino/Verdade Divina e desta forma se congregam.

Hakoku Shinto Ryu (Shinto Ryu do Brasil)

Escola da Espada Divina do Brasil:

Nosso mestre Fundador sensei Akira Tsukimoto era um Denshosha, uma pessoa que unificava diversas correntes e tradições em uma forma altamente refinada de arte, após anos de estudos de diversos estilos de Shinto Ryu e estilos correlacionados, desenvolveu sua versão própria do Caminho inspirado pelos mais altos ensinamentos dos Grandes Mestres do Passado como Imperador Nintoku, Kuniiazunu No Mahito No Kami , Kiichi Hongan No kami, Kamiizumi Ise no Kami, Matsumoto Bizen no Kami, Isassa Ienao Choisai no Kami, Yagyu Sekishusai no Kami e outros.

Quando Sensei Tsukimoto retornou de sua longa viagem do Japão, reuniu os Quatro Keppans (Adriano, Marcelo, Ernani e Anselmo) e comunicou que sua vontade era estabelecer uma Escola Brasileira de Budo e Bujutsu, e como forma de agradecimento ao país (Brasil) que tantas alegrias haviam lhe dado nesta vida.

Esta Escola honraria seus antepassados, seus mestres, e tudo que o Kaicho Tsukimoto havia aprendido em sua vida, ela seria independente do Japão, mas estaria ligada em laços de Amizade e Cooperação mutuas com o Japão para o crescimento da humanidade e do povo Brasileiro, assim como também manteria o ensinamento do Nakatomi Shinto, a filosofia Shinto Esoterica mais profunda.

Sensei Tsukimoto pediu que Este nome fosse colocado enquanto estivesse vivo e após sua morte fosse revelado o nome verdadeiro da escola com o estilo vinculado a sua família e assim cumprimos a vontade do mestre.

Como eram as aulas no dojo do Sensei Akira:

Sensei Akira ensinava diversos alunos de diversas formas diferentes, seu ensinamento era dividido em: Shinto ryu Iaido Kendo , Shinto Ryu Iai Batto e Shinto Ryu Shinken Bujutsu:

Shinto ryu Iaido Kendo (a Forma Simplificada do Shinto Ryu);

Grafia em japonês nos certificados: 神刀流居合道剣道

Adaptação do Kendo esportivo para o Teitoku Kendo mais aintigo com suburis e 10 Katas Basicos
Ensino de Iaido moderno e Shinden Iaido mais antigo (10 katas básicos)
Ensino de Dez Katas de Shinto ryu simplificados (tenchi no kata)
Shinto Ryu Kenbujutsu
Shibu

A maioria dos alunos no dojo aprendiam a Forma Simplificada, Em conversa com Adriano Sensei e Ernani sensei, Sensei Akira Tsukimoto explicou que para aprender a profundidade do estilo a pessoa tinha de demonstrar qualidades especiais como capacidade de absorção, técnica, espírito e devoção ao Caminho como Keppan.

Shinto Ryu Iai Batto (Forma com média complexidade em Shinto Ryu) ;

Grafia em japonês nos certificados: 神刀流居合抜刀術

Teitoku Kendo até o Rokuju no Kata (60 katas)
Toho iaijutsu (5 katas)
Iaijutsu e Batto Jutsu (57 katas)
Hayashizaki Eishin ryu até Chuden
Tameshiguiri Basico
Uchikomi kenbujutsu
Shigin
História dos Samurais e do Budo

Dentre os Alunos de Tsukimoto sensei que aprenderam a Forma Média podem ser citados menos de 10% entre eles estavam Adriano Sojobo Sensei, Yuko Dogakiuchi Sensei, Ernani Hajinan Sensei e Marcelo sensei. Yuko sensei dedicou-se mais ao estudo do Kenbu e do Shibu, Marcelo sensei dedicou-se mais ao estilo Básico tendo estudado com Adriano Sojobo sensei o Estilo de nível médio conforme Tsukimoto sensei havia solicitado a Adriano sensei pelo motivo de sua longa estadia no Japão.

Outro detalhe é que sensei Tsukimoto nunca apresentava publicamente os Katas do ultimo nível, em geral apresentava os Katas do nível Básico e médio, desta maneira a forma mais importante ficava reservada ao ensino mais fechado da escola. Sensei Tsukimoto também gostava de manter particulares as variações estudadas por ele pois isso ele transmitia via Kuden.

Shinto Ryu Shinken Bujutsu (Shinto Ryu Antigo e Complexo, habilitação profunda do estilo):

Grafia em japonês nos certificados: 神刀流真剣武術

Densho Completo de seu aprendizado
Teitoku Kendo até Hyaku Nana Ju (170 Katas)
Shinto Ryu Iaijutsu e Batto Jutsu todos os Katas (354 katas)
Shinto Ryu Kenjutsu (Tsukimoto Há, Katori, Kashima, Toho)
Hayashizaki Eishin Ryu até kaiden
Hokushin noh Itto Ryu até kaiden
Tameshiguiri e suemonoguiri avançado
Shinken Shizue Iaijutsu (treinamento avançado e estratégico em Iaijutsu e Batto)
Kusarigama
Shurikenjutsu
Teppo Ho
Jo, Bo Yari e Naginata
Kyudo e Kyujutsu
Taijutsu (Sumai, Koppo, Atemi, Jujutsu e Taikyokuken)
Uta no Michi

Este ultimo nível foi estudado por Adriano Sensei principalmente nos últimos anos de vida de Tsukimoto sensei onde após a conclusão.

Sensei Gostava de chegar e ensinar primeiramente Shibu e Shigin para as Senhoras e Crianças, depois ensinava o Estilo Básico, no final da tarde Passava para o Estilo Médio e Ensinava reservadamente em aulas especiais o Estilo Avançado, as aulas eram longas nos Sábados e Domingos, Adriano Sensei e Ernani sensei sempre visitavam o sensei em sua Loja de Eletrônica no Bairro do Brás/Pari em São Paulo SP onde o sensei estendia por muitas horas os conhecimentos velados do Estilo. Sensei Também gostava de freqüentar Churrascarias e Restaurantes Japonês, lá a Filosofia e conhecimentos esotéricos eram passados (Kuden no Waza).

Nos últimos três anos de sua vida sensei recebia Adriano sensei e Ernani sensei em sua Residência para as aulas que eram ministradas no salão de Festas de seu apartamento no bairro da Praça da Arvore / Saúde em São Paulo.

Sensei Tsukimoto teve mais de cem alunos, mas poucos seguiram o mestre até o fim devido a complexidade e exigências de se treinar uma arte tão rica em história e costumes dos antigos guerreiros do leste do Japão.

Sensei Aikira era um mestre que mantinha o ensinamento antigo Marcial, ou seja, ele ensinava a nível pessoal cada aluno, por isso cada um de seus alunos tiveram experiências diferentes com ele, isso difere do ensinamento padronizado que vemos em Dojos modernos, com Formas e currículos pré estabelecidos, quando observamos mestres como Kamiizumi Ise no Kami , Yagyu Sekishusai, Tsukahara Bokuden, Kiichi Hongan, Musashi, Hayashizaki Shigenobu e outros, todos tiveram dezenas de alunos mas os ensinaram de forma absolutamente pessoal, ou seja, cada um recebeu o ensinamento que lhe era importante para alcançar o Kenzen, A iluminação pelo Caminho. Nosso Amado mestre fez isso com todos os seus alunos. Ensinou em conjunto e em separado, ensinou os princípios a todos e ensinou diferenciadamente cada um conforme sua capacidade de entendimento.

Também deu missões separadas para cada um de nós, a mim ele pediu que Ensina-se tido que eu aprendi com ele , sauí palavras foram:

- Adriano san, se eu te ensinar tudo que eu sei, então você poderá avançar ainda mais pois é bem mais novo do que eu, e isso trará benefícios para todos os seres, se u lhe ensinar 50% do que eu sei, a arte morrerá em mim, por isso lhe agradeço humildemente tudo que o sensei fez por mim, pois aprendi dele muito assim como também aprendi de Grandes mestres que eram seus amigos como Yamashita sensei, Oda sensei, Awaoki sensei, Matsuzaki sensei, Kiyohara sensei...

 A sensei Yamashita por ter sido meu primeiro mestre de Kendo e a Sensei Tsukimoto, assim como a todos os mestres e irmãos de treino que passaram em minha vida, sempre minha eterna gratidão, minha vida dedicada ao Budo é uma oração em sua homengem.



NA SEQUENCIA ACIMA EU ESTOU DO LADO DO SENSEI YAMASHITA (ESTOU DE CAMISA DE MANGA CURTA SENTADO DO LADO DIREITO DA FOTO Nº 1). NA FOTO Nº 2 ESTOU EM PÉ DE BOGU NA PONTA DIREITA DA FOTO (COM AS MÃOS SEGURANDO O DÔ) TINHAMOS ACABADO DE VOLTAR DO CAMPEONATO PAULISTA ONDE NOSSA EQUIPE FOI CAMPEÃ. NA FOTO Nº 3 TODO O PESSOAL DO BANDEIRANTES (KABUKAN KENDO) REUNIDOS NO BONENKAI, ESTAS FOTOS FORAM TIRADAS POUCOS MESES ANTES DO FALECIMENTO DE YAMASHITA SENSEI (ELE ESTÁ AO CENTRO USANDO TERNO ESCURO).



 Sensei Adriano recebendo em mãos documentos do Shinto Ryu de Sensei Akira Tsukimoto



Sensei Akira e Sensei Adriano



Sensei Akira Tsukimoto demonstrando Katas de Kashima Sojutusu (lança reta Yari). 1980


 Foto rara, 1958 sensei Akira e sensei Yoshimatsu em Pereira Barreto


Sensei Akira, sensei Yoshimatsu, Comandante do Exercito e praticante de Kendo da região de Pereira Barreto. 1958


 Sensei Adriano, evento no Teatro Municipal de Santos, Kashima Shinto Naginata Jutsu

Sensei Akira 
Esta foto foi tirada para a Capa da revista combate Sport especial 80 anos da imigração Japonesa. O sensei esta usando Ryoto (Nito duas lâminas). E o Obi que ele herdou de sensei Yoshimatsu, este Obi foi dado depois para Adriano Sensei, que usa em seus treinos até os dias atuais.


Sensei Adriano com o Arco e Obi herdados do Mestre.



 Okessa do Kashima Shinden ryu Tameshiguiri Sensei Akira 1987



 Adriano Sensei, Tomizu Ishida sensei (Okuden do Shinto Ryu) e Claudio sensei (aluno de Adriano sensei).

Forja e Alquimia

Do ponto de vista filosófico estudamos a transcendência gnóstica e espiritual através do Tantra, do Chikun e da Meditação para entendimento das potencias transformadoras e regeneradoras dentro de nós e em nosso espírito, então este é o trabalho da forja interior, do laboratório interior que é nosso corpo e alma.

Do ponto exterior efetuamos nossos experimentos em nosso laboratório e forja com as sala de criação onde trabalhamos com diversas artes artesanais e transmutação de metais em espadas, esculturas, gravuras, pintura, laqueamento, movelaria, marcenaria artística, construímos arcos tradicionais de Bambu, espadas de madeira, bastões , armas mágicas, e todo tipo de criação artística



 Adriano sensei na Forja construída pelo Shinto Ryu na Associação Japonesa.
continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui duvidas e comentários de forma respeitosa

The Alchemist

  Este é nosso projeto sobre Alquimia  Alquimia envolve o conhecimento sobre disciplinas, linguagens  e tecnologias espirituais e físicas pa...