domingo, 25 de dezembro de 2011

Os Nove Ocultos E Como o Espirito do Verdadeiro Ser Humano é Escravizado


Saudações Fraternais a Todos

Neste Artigo quero apresentar um estudo feito pela nossa Ordem sobre os Nove Níveis de Poderes Secretos que nos Aprisionam em nossa "Realidade".
Ele trata de como o Poder do 9 pode ser usado de forma Secular por quem conhece o Numero da Besta
Espero que ele possa servir de ajuda para que possamos ampliar nosso Despertar e que também possa contribuir para que todos entendam a "Agenda" criada por tais "Poderes" e por seus Chefes Obscuros.
Vocês podem se perguntar onde está o Kendo e as Artes Marciais nisto tudo?
Foi estudando os Caminhos Marciais assim como Estudando os Caminhos Herméticos como a Rosacruz e a Gnose, convivendo com meus mestres e mentores, lendo, meditando e ponderando, depois acessando diretamente a Deus através da forma legada a todos os profetas antigos que pude chegar a escrever este estudo.
Um dos maiores Mestres Cabaliosticos era o Rabi Akiva, ele foi mestre do Rabi Bar Yochai, (responsável pela elaboração do primeiro Zohar). Rabi Akiva era um estrategista e mestre estrategista (Kabir Grã Mestre dos Cavaleiros) em artes marciais  (Abir - significa Cavaleiro, Guerreiro), ele treinou uma elite de guerreiros para fazer frente ao Império Romano a quase 2000 anos atrás na revolta da Judeia e Roma quase foi derrotada, o Imperador Tito precisou chamar quase todas a sua legiões para submeter a revolta.  então podemos ver que a Sabedoria das Artes Marciais quando anda junto com A Filosofia e Conhecimento Divino produz o que chamamos Coluna do Templo ou Monges Guerreiros.

Aos que tenham olhos para ler, que leiam, aos que tenham ouvidos para ouvir, que ouçam...

Existem grilhões invisíveis que são os mais difíceis de se romper pois o escravo que se acha livre, não procura a liberdade.
Vemos a total submissão e escravidão do homem moderno em padrões de estética antinaturais e contrários a alma e natureza humana, comportamentos impostos de forma subliminar para o consumismo, distração e diversão edonista altamente viciante, com isso adormecendo toda a possibilidade do despertar do Filho do Homem, deixando todos os seres com sua consciência entorpecida através dos meios de comunicação em massa e entretenimento.
Guerras, doenças, destruição do meio ambiente, criminalidade, prostituição infantil, trabalho escravo, carência dos direitos humanos mais básicos como direito dignidade, a livre expressão religiosa, a vida, a saúde e a educação.
Todos os governos do mundo mentem e torcem a verdade para manterem seu domínio em nome do horror (não ousamos pronunciar o nome verdadeiro da Grande Besta que rege este mundo de forma usurpadora). Perto dela até mesmo os demonios paracem até bons, tamanho a extensão de sua voracidade em destruir e distorcer a criação Divina. Pois como um imenso buraco negro ela suga toda luz a seu redor.
Seu horizonte de eventos distorce a realidade assim como a Verdade.
Esta Grande Besta é nutrida por bilhões de seres existentes no Universo e a raça humana não escapou de seu apetite voraz, para isso ela mantém seus eleitos instruídos em como obstruir a evolução espiritual de cada um de nós, eles estão ramificados e controlam em todas as nove camadas de nossa Sociedade:
Instituições Politicas; Governamentais e Civis. Todos juntos são regidos pela Besta Menor Poder Secular
Instituições Judiciárias e Legislativas. Todos juntos são regidos pela Besta Menor Julgo Cego
Instituições Religiosas e Sociais. Todos juntos são regidos pela Besta Menor Profanação (Também chamada Anti Cristo)
Instituições Militares, de Informação e Segurança. Todos juntos são regidos pela Besta Menor Segragação
Instituições de Comunicações; Jornais, Revistas, Radio, Televisão, Cinema e internet, todos juntos são regidos pela Besta Menor Midia
Instituições Economicas, Comerciais, Energias, Transportes e Industriais. Todos juntos são regidos pela Besta Menor Rodas (Mamon)
Instituições de Ensino; do maternal ao Ensino Superior. Todos juntos são regidos pela Besta Menor Molde (Ego)
• Instituições Cientificas; Laboratoriais, Hospitalares e Tecnológicas. Todos juntos são regidos pela Besta Menor Mente
Instituições Familiares Todos juntos são regidos pela Besta Menor Apego

Estes Nove  foram programados para não serem rompidos, pois são elos interligados que formam a nossa Prisão invisível, uma imensa e invisível Teia e nós somos a moscas presas nela. Não é toa que existe um demônio chamado Senhor das Moscas.
Naturalmente que em cada uma destas instituições tem pessoas boas, bem intencionadas que procuram trabalhar e prol da humanidade e realizarem o bem que estiver a seu alcance, mas não são elas que comandam as regras do jogo e portanto sua ação é uma gota de água no oceano. Os nove níveis até gostam que exista esta mescla pois é a melhor forma de confundir e implantar seus domínios, assim cada pessoa diz – “Não, tal coisa é boa , aconteceu assim ou assado,ou mesmo, isso me ajudou”.
É como um banco que faz um empréstimo, a priore parace bom para o tomador, mas este dinheiro já vem de outros empréstimos de tremandas taxas de juros que já prejudicaram milhares de pessoas e daí vem os juros ao referido tomador, a falencia, a tomada de bens, negativação do nome, etc. Então tudo começou com um inocente capital que foi colocado a disposição do "Desenvolvimento".
O ser humano está  totalmente imerso e assimilado e tem então a impressão de estar livre, que está decidindo sua vida através de seu arbítrio e julgando as melhores opções para sua vida, mas saiba que tais opções já foram pré programadas, pré impostas a você, portanto você não decidirá nada a menos que rompa esta teia emaranhada. Quanto mais a mosca anda na teia e se debate mais ela se aprisiona e se aproxima da aranha voraz (A Grande Besta). Que se nutrirá delas.
Vamos exemplificar como funciona nosso Mundo tomado pelos Nove Poderes:

Instituições Políticas; Governamentais e Civis
Controlam e orientam basicamente tudo em torno de seus interesses para atender a Besta (que não são os do povo que os elegem), as eleições são controladas com candidatos chaves que canalizaram a maiorias das “pesquisas” e por isso obtem maiores horários e exposição a um dos elos da corrente a Besta Midia. Pois cada elo da suporte e apoio aos outros elos da Teia. O mundo está dividido em Continentes, estes em Países, cada país tem aparentemente uma lei, mas, se observar-mos a fundo estas leis estão regidas por princípios básicos inerentes a formação e domínio imperiais como o Babilonico ou Romano. Ao se criar a chamada “Democracia” (que literalmente é um modelo criado pela Grécia Antiga  para favorecer as Castas Dominantes, os ditos Cidadãos ou Pares, que tem poder real de voto) todos acham que suas instiuições governamentais e políticas foram legitimamente eleitas e por isso não podem reclamar com os resultados destas eleições, pois lhes foi dito que vocês escolheram o vitorioso, mas poucas pessoas pensam: Como foi criado o sistema para uma pessoa se tornar um Candidato? E quando vocês obtém a respota disso fica tudo muito claro e cristalino, pois tais sistemas foram criados para nos aprisionar cada um de nós a uma só escolha; a que eles tem interesse.
Nossa Ordem não é contra os Governos, mas alerta para o fato de que o Verdadeiro Governo é o avanço Sinárquico, o governo da Consciencia Desperta de Cada um de nós. Não precisamos ser Governados, o Governo é o Pai Eterno, O Caminho Perfeito, nós simplesmente elegemos representantes para facilitar nossa Sociedade, mas eles acabam pensando que são Rei, que são Governantes e que o povo é sua propriedade assim como pode ser manipulado a seu bel prazer.

Instituições Judiciárias e Legislativas
Controlam e elaboram as leis que dirigem cada um de nós em nossa vida material, cada código seja civil, seja criminal, ou tributário foi criado para atender as demandas do poder político assim como os interesses dos outros poderes, lembre-se desta verdade todos os nove poderes são interligados, uns dando apoio aos outros, aumentando a força dos elos da cadeia, se observarmos facilmente nenhum de nós tem o direito verdadeiro aos itens mais básicos de nossa carta constituinte: Direito a uma vida digna, ensino de qualidade, saúde de qualidade, moradia de qualidade , verdadeira liberdade de agir, etc.
O Direito é a principal ferramenta das Leis Humanas, mas é orientado a favorecer a Força das Istituições da Teia de Poderes, uma frase do falecido Presidente da Republica Brasileira Getulio Vargas resume bem a colocação do poder sobre o Estado de Direito : “Aos amigos Tudo! Aos Inimigos
damos a  Lei”. Pobre Getulio,foi vítima do próprio sistema!
Nossa Ordem não é contra as leis dos Homens, mas alerta o fato da Verdadeira Lei ser Divina sendo ela Causa e Efeito e permeando a tudo no Universo e só podemos compreende-la quando despertamos nossa Consciencia. A lei Divina não está cega, pelo contrário, tem os olhos que a tudo observam, portanto todos tem os mesmos direitos e obrigações na Criação Divina sem distinções.

Instituições Religiosas e Sociais (Sociedades Secretas)
Controlam a consciência das pessoas e como elas se relacionam com o Criador ou Absoluto, cada religião, principalmente as ortodoxas, são pautadas no dogma e controle, além, de serem importantes coadjuvantes nas questões de se manterem a ordem vigente em pleno domínio dos nove poderes. Se observarmos as maiores religiões ortodoxas do mundo detém 87% de toda a população mundial sendo o restante minorias sem força para lhes fazer frente. As religiões ajudam a formar nossa cultura, o cerne de nosso pensamento.
Nossa Ordem não é contra a Religião, mas alerta para o fato dos dogmas absurdos serem criados pelas criaturas e não pelo Criador. Nossa Ordem apoia completamente o Religar-se ao Criador e a sua Verdade o maior de todos os mandamentos, o Amor. Para isso a Gnose e filosofia andam de comum acordo com a espiritualidade aumentando a nossa capacidade de estarmos unos com o Absoluto.
No caso das Sociedades Secretas, isso é um assunto complexo mas que deve ser abordado, em primeiro lugar elas nos confundem com seu intrincado jogo político, a exemplo vemos citar a Maçonaria, existe uma Maçonaria muito bem conhecida pelo publico, com suas vertentes em trabalhos espirituais e sociais, onde existem realmente irmãos Maçonicos com o sincero objetivo de seguir os passos do Criador (Grande Arquiteto) e dos seus enviados (o Salvador, O Messias) que trabalham seriamente em seu interior para obter auto conhecimento e praticar a Caridade, em sua grande maioria nas bases Maçonicas vemos este aspecto, mas também existe uma Maçonaria seriamente envolvida na Dominação e implantação de uma Nova Ordem Mundial, de um Governo tiranico e escravisador do espirito e alma humana, uma Maçonaria dirigida por Oligarquias Secretas, príncipes deste mundo material, um clube seleto e secreto onde as maiores fortunas e poderes políticos da Terra tem suas cadeiras eternas, estes revelarie aqui estão muito acima do grau 33, e a estes principes que conhecemos romanticamente como Illuminatis, raramente o Irmão Maçom comum um dia terá contato, eles são os Mestres Secretos da Maçonaria. Este fenômeno ocorre em todos os tipos de Sociedades Secretas e Instituições Abertas Religiosas como o Vaticano e a Igrejas Cristãs Ortodoxa e Protestante, no Islam, No Budismo, no Espiritismo, em qualquer Grande veículo Religioso com milhares de Adeptos no mundo você encontrará uma séria infiltrações de membros de Sociedades Secretas que pacientemente entram em suas fileiras, depois vão creescendo dentro de suas organizações e posteriomente se tornam lideres religiosos podendo mobilizar milhares de fiéis que podem votar e determinados candidatos, vetar importantes leis com pressões e movimentos de agitações populares que aparentemente serviriam a moral e bons costumes mas que no fundo atendem aos objetivos de tais Sociedades Secretas. O famoso discurso do Presidente Americano Jonh F Kennedy pouco antes de seu assasssinato em Dalas foi exatamente sobre seu país estar ha centena de anos dominado por tais Sociedades.


Instituições Militares, de Informação e Segurança
Controlam a tudo e a todos de forma a reprimirem quaisquer atitudes contra todos os poderes, fazendo uso da força bruta, da delação, traição, criminalidade, da mentira e da corrupção, são o braço armado e repressivo dos Nove poderes. Utilizam a prisão e desconstrução do ser humano deixando-o em seu estado mais brutal e remissivo. Nos dias de hoje facilmente somos taxados de Terroristas ou inimigos do Estado bastando para isso pensarmos diferentes. Todos os regimes repressivos assim como os casos de abuso de poder, segurança e quebra de privacidade feitos por todos os Estados do Mundo deixa tudo isso bem claro, sendo que o Cidadão esta a mercê da Furia do Estado e esta é a verdade.
Nossa Ordem não é contra a Ordem Publica, mas alerta para o fato de que pessoas com consciência desperta, seguem as leis divinas e não precisam de repressão militar, policial ou de órgão de segurança.

Instituições de Comunicações; Jornais, Revistas, Radio, Televisão, Cinema e internet
Controlam a tudo que vemos, ouvimos e lemos, recriam a verdade em prol da noticia, e quando bons reportes tentam fazer seu trabalho em prol da verdade, são reprimidos das formas mais vis, tem o axioma que noticia boa é a que vende no horário nobre. São experts em destruir ou elevar a imagem de qualquer pessoa, fato ou situação, não se importando com os resultados, varias pessoas já tiraram a própria vida quando vem seu nome arrastado na lama dos noticiários e tablóides. Dentre as Instituições de poder, esta é a que mais mescla suas atividades para poder passar como importante Instituição de Informação e serva do povo, porém seus interesses não são nem um pouco abnegados, outrossim, movidos pela ganância, manipulação e domínio da verdade. É interessante observamos que a Midia é uma besta voraz que quando não tem seu apetite saciado, se volta contra seus próprios companheiros de Corrente, ou então é capaz de atacar e devorar a si mesma. Tem uma forte relação com todos os oito níveis de poder, mas sua lealdade maior é para com o Dinheiro. Atualmente sua filha mais nova a Internet é a que mais tem lhe dado trabalho devido a forma que foi criada de forma descentralizada, mas com ajuda das Instituições Politicas e Governamentais, cada país esta estudando largamente como obter total controle ao ultimo bastião que tem alguma relativa liberdade a Internet. Que não é totalmente livre, que já é tremandamente monitorada, reprimida e modificada a bel prazer de quem controla o fluxo de dados, servidores, etc. Outra função é a distração e entorpecimento da consciência de cada um de nós através de filmes, musica e programas de televisão e rádio de péssima qualidade e conteúdo lotado de informação enganosa e subliminar, maxiva exposição a propaganda e a retórica distorcida para que cada um de nós aceitemos os padrões por eles impostos. Comandam a Fama. Traição e Difamação.
Nossa Ordem não é contra o entretenimento e a Comunicação, pelo contrario, somos totalmente a favor, no entanto deixamos aqui a seguintes perguntas para você poder responder; Tente obter a conseção de um canal de Rádio, Televisão? , Tente abrir uma Editora ou Escrever um Livro que fale sobre algum assunto realmente polemico contra os Poderes como este em questão, e conseguir publica-lo?, Tente alcançar o grande publico com uma musica ou cinema de qualidade sem nenhum tipo de apelo comercial, nenhum em absoluto? Você verá que o mais fácil é utilizar a internet para tudo isso. A Internet aparentemente é mais livre, mas saiba que ela é monitorada, portanto dependendo do que você falar, mostrar, tocar ou escrever, vai lhe custar muitos problemas e aborrecimento. Outro detalhe é que basta observar que 90% do trafego da internet hoje é para entretenimento (geralmente de péssima qualidade e conteúdo de baixa consciência). Sexo e compras, Redes Sociais para falar todo tipo de besteira e culto a auto imagem, ao Ego, e quem controla todo o trafego, um pequeno grupo de Mega empresas Ponto Com que começaram com seus idealizadores (geralmente um jovem idealista cheio de esperanças por um mundo mais livre) onde então para crescerem recebem bilhões de dólares e Euros oriundos de Fundos de Investimentos contorlados pelos Maiores Conglomerados de Comunicações que são por sua vez controlados pelos Amiroes Bancos do Mundo, então de alguma forma os Poderes mesmo no local ainda mais difícil de ser controlado (que seria a Internet) , estão vencendo pois, mobilizam todos os seus esforços dos outros poderes para isso.

Instituições Economicas, Comerciais, Energia, Transportes e Industriais
Controlam a tudo no Mundo, sem dinheiro não fazemos quase nada, produzem tudo o que bem querem (mesmo destruindo nosso planeta mãe de todos nós) vendem de tudo inclusive vidas e almas, controlam o fluxo do ir e vir de todos, criam grandes centros de exploração e extração de combustíveis fosseis (Petroleo e Gas) , poluem e destroem tudo com apetite voraz em nome do progresso, tomam, emprestam, fabricam o dinheiro símbolo efemero de seu poder secular, corrompem a todos em prol de seus desejos mais obscuros. Este Poder é interessante pois tem capacidade de se revesar com todos os outros tomando a frente de tudo, pois como comanda as coisas materiais, o dinheiro é o trofel de todas as outras Instituições, comandam a Guerra, a Fome, a Escravidão e a Ignorancia, a Avidez, o Ego, A riqueza e Pobreza material. Crime e Trafico são seus servos, Mafias e Organizações Ocultas de caráter Conspiratório contra a Humanidade. Todas as Instituições estão ligados a esta Besta, é a grande alimentadora do Elo, e se caso percebam, aparentemente parece o elo total e inquebrantável, por isso todos os outros Poderes se apóiam em sua nutrição. Todos dependem de seu fluxo e refluxo, Governos, Midia, Justiça, Militares, etc, todos preceisam ser alimentados por Este Nivel. É a Galinha dos Ovos de Ouro da Teia. É Curioso observamos que desde a desindexão das moedas atreladas a bens como ouro, comodites, etc, hoje o atual montante de dinheiro que circula no mundo virtual (Dinheiro eletrônico, virtual) se fosse precisar ser impresso não existiria sequer lastro suficiente de papel moeda para cumprir com tal realização física de sua presença. Ou seja, o dinheiro realmente tornou-se uma força imaterial que comanda toda a realização material (como isso foi pervertido a sacralidade da matemática e do numero) , Cristo o Chamava de Mamon, o demônio da Ganancia e do Ouro e dizia que não podemos adorar a dois Senhores, ou se adora a Deus que é o Criador da vida e do Universo (matéria viva) ou se adora a Mamon, senhor das coisas sem alma (matéria morta, sem vida). Sua forma de disfarçar sua verdadeiras intenções é atravéz de falsa filantropia, esmolas, geração de empregos (para manter todos ocupados e escravisados com medo de ficarem desempregados e não pagarem suas contas). Contas estas que ajudam a inclusive a manter os Poderes mais Fortes ainda pois alimentam o sistema. O dinheiro é a cola da Teia, a chave da porta da gaiola invisível que abre e fecha suas barras. Tais instituições criam sistemas econômicos e políticos (Capitalismo, Comunismo, Socialismo, Liberalismo etc) para atender suas necessidades de dominação, enquanto isso a riqueza se concentra cada vez mais em uma pequena porcentagem de pessoas do mundo (atualmente no século XXI 1,3% detém toda a riqueza produzida no mundo enquanto isso 98,7% vive dos restos).
A Energia é outra forma de controle, sem energia nosso mundo moderno não funciona e portanto nada se faz, e que controla a Energia (Matriz energética) contorla o Mundo, Guerras são travadas nos utimos três seculos (XIX, XX e XXI) por causa de uma única fonte de energia o Petroleo. O Petroleo, O Gás GLP, o Carvão e a Energia Nuclear, respondem hoje por 85% de toda matriz energética do mundo, a fatia da energia Hidreletria é em torno de 9% e os 6 % restantes são disputados por fontes alternativas como ao Solar, Heolica, Geotermica etc. Isso é um fato muito curioso, se observarmos, as quatro principais matrizes listadas que somadas mandam na energia produzida para tocar as necessidades de nossa sociedade são as quatro maiores desgraças poluidoras do mundo! Verdadeiro veneno de nossa Atmosfera e solo, O petróleo inerte no Solo ajda a manter as placas tectonias estáveis e refriadas, já o mesmo sendo extraído e depois queimado, se torna poderoso veneno em nosso solo em formade adubos químicos, fertilizantes e agrotóxicos, ou mesmo em pesada emissão de carbono oriundo de sua queima e processamento. Idem para o Gás GLP e seus derivados , Idem para as Usinas de Carvão, e na questão Nulclear, basta observamos que existem dezenas de Usinas espalhadas pelos EUA, Europa e Asia, e como vemos o que a contecue em Chernobil na Russia e recentemente em Fukushima no Japão, um erro pode ser catastrófico quer seja falha humana, falha no equipamento ou Catastrofe Natural como um Terremoto, Incendio etc. Agora imaginemos um acidente deste em cada parte da Terra e veja o envenenamento Radioativo que será causado por gerações, por centenas de anos. O petróleo tam´bem n~´ao é seguro, os vazamentos que já ocorreram nos últimos 40 anos destruiu milheres de Eco sistemas, espécies e causaram muttações irreparáveis em nosso clima e bio esfera.
Na questão da distribuição da energia elétrica gerada, é um fato curioso vermos um sistema tão ineficiente como a distribuição feita por cabeamento e centrais de energia que devido a distancia e necessidade de manutenção ocnstante além de constante sobrecarga do sistema perde simplesmente mais de 70% da energia produzida na usina até chegar em seu destino final. Isso é um ponto intessante de nosso estudo, pois tais sistemas desde sua criação no inicio do século XX já haviam provado por diversos cientistas e pesquisadores ser inadequado e obsoleto além de ineficiente, a forma mais econômica e sem perda de energia seria ou geração em cada casa, ou seja em cada local de consumo, ou transmissão Wirereless criada por Nikolai Tesla, Marconi e outros. Por que mantemos um sistema tão ineficiente como este até hoje?
Foi feita uma analise desde os anos 90 através de super computadores utilizados pela Nasa, IBM, MIT, e outras instiruições cientificas sobre como a energia é gasta, quem são os mairoes consumidores do mundo e qual o maior fator de ineficiência e disperdidicio em sua produção, envio e utilização final e o resultado foi muito interessante:
48% da energia produzida no mundo é consumida pelos EUA e de longe eles são os maiores produtores de energia, mas são os maiores consumidores
32% são utilizados pela Europa e Canadá
17% são utilizados pelas Americas do Sul, Central, Asia e Oceania
3% são utilizados pela Africa Ilhas e demais Territórios.
Como já foi dito acima, a maior parte da energia se perde na distribuiição por longa malha de cabos e fios de cobre e outros metais que superaquecem constantemente.
Uma porcentagem significativa também e perdida nas centrais, nas usinas de geração de energia, algo em torno de 12% de toda energia produzida no mundo é perdida no ato da geração devido aos sistemas e padrões adotados dos motores e transformadores que super aquecem devido a grande demanda.
Interessante isso, e dentro desta pesquisa, não é a industria civil americana o maior vilão consumidor de energia, mas a industria bélica e o meio de vida americano, só no últimos 40 anos um lar americano de classe media aumentou 14 vezes de tamanho, precisando de mais energia para aquecelo, para funcionar dezenas de aparelhgos eletro eletrônicos, os carros produzidos nos EUA fzem em media 5 kilometros com um litro de Gazolina, que alias é de alta octanagem ,(a que mais utiliza petróleo para ser produzida), outro detalhe sobre nosso transporte terrestre é a brilhante engenharia que os produz, você sabia que seu veiculo por melhor que seja, ao queimar o combustível, utiliza somente 8% do potencial energético de todo combustível armazenado em seu tanque? Isso é um absurdo, de um tanque cheio de combustível, somente aproveitamos 8% dele para rodarmos, por que isso, peso do veiculo, a forma rudimentar de queimar o combustível para produzir forla motriz, design e aerodinâmica, atrito da estrada, e dezenas de outros fatores que somados todos, nos torna em reis do disperdicio.
Quando os super computadores foram utizados para caulcularem a melhor forma de acabar com o desperdício, a resposta foi simples e direta : Acabar com o Disperdicio nos EUA
Perguntamos, por quê, após vermos tantas inovações tecnológicas, tantas pesquisas inovadoras, tantas fontes de energia alternativas descobertas, tantas vertentes e idéias que podem realmente alterar o disperdicio de energia, por que nada disso é implementado seriamente?
O Sol por exemplo, a energia Solar tem potencial de suprir Todo o Mundo 4000 mais do que usamos hoje em nosso consumo de energia, por que ela não é implementada em larga escala. Hoje as formas de Captação e Armazenamento em baterias estão aprimoradas em comparação a década de 80, uma bateria moderna do tamanho de uma bateria de automóvel hoje tem capacidade de armazenamento de energia para 18 horas de consumo full time de uma resisdencia com 6 pessoas e alto cosumo de energia (geladeira, chuveiros, aquecedores, televisor, computadores, ferro de passar, maquina de lavar e secar roupas e carregamento das baterias do carro elétrico). Por que nada disso vai realmente para frente?
A resposta é simples... Como cobrar e controlar pela distribuição da Luz do Sol, do Vento..., por que você Cidadão não pode ser um gerador de energia em sua residência, e ter de sua idependencia energética, por que isso te liberta, você não precisaria do Estado e dos conglomerados de energia para ser abastecido em suas necessidades, controlar a Ernergia é Poder, mesmo em Paises como a Alemanha, Dinamarca e Suecia onde a energia solar está sendo difundida e aplicada em lares com programs do Governo para inclusive estimular as Grandes Geradoras de Energia a recomprarem a energia produzida nos lares de quem tem sistema solar, isso é apenas um ato simbolico que nunca ultrapassa 1% da Energia Produzida! Ou seja, um ato político para livrálos da esitgma e opinião publica de que não estão fazendo sua parte para ajudar o meio Ambiente! Detalhe isso não os isenta da taxa mínima que vem na conta de luz todos os meses, além é claro do imposto sobre geração de energia!
Nossa Ordem não é contra o Bem Estar Material e Economico, nem contra o Progresso Verdadeiro ou mesmo a Livre Iniciativa Evolutiva. Mas entendemos que existem formas diferentes de aplicarmos a Distribuição de Renda assim como oportunidades iguais a todos , que não é difícil banirmos a pobreza, a fome, a miséria, basta com isso aplicarmos a Distribuição de Renda Equilibrada entre os Povos. Por quê somente 1,3% da população mundial detém o absurdo volume de 98,7% de toda a riqueza existente no mundo? Para quê isso? Sabemos que deste mundo não levamos absolutamente nada material, nem mansões, nem, casas, nem o alimento que comemos permanece conosco pois o defecamos diáriamente. Por quê? Se temos direito a moradia, por que é tão absurdamente caro termos um teto sobre nossas cabeças para aparar a chuva e o frio, se temos direito a dignidadade, por que é demasiadamente caro vestir, alimentarmo-nos, a nos divertir, a termos paz e segurança em um local sadio para criarmos nossos filhos e compartilharmos com todos os seres viventes na nossa Grande Mãe? Pagamos para nascer, pagamos para viver e pagamos inclusive para morrer, por que isso é assim em nosso mundo se o Criador nos deu tudo isso pela Graça??? Será que não existem outras formas de compartilharmos nossos sucessos e riquezas, isso não baniria a maioria dos males do sofirmento no mundo para todas as Especies viventes no planeta?, Pois acabaríamos com todas as formas de exploração predatória oriundas de tal Besta, mobilizaríamos nosso poder e criatividade para transformarmos nosso mundo em um paraíso que não é Utópico, mas com uma simples realidade, a de bastar querermos, de descidir que temos de mudar e reformular tudo em prol da libertação de todos os seres viventes de sermos caridosos e aprendermos a compartilhar com equilíbrio tudo que pudermos.

Instituições de Ensino; do maternal ao Ensino Superior.
Controlam a forma como aprendemos e como nos integramos a Grande Teia, o que aprendemos, para que aprendemos e como vamos ser utilizados pelo Sistema, Quem controla as Instituições de Ensino? O Estado, A sociedade... não de forma alguma, são os Interesses Economicos, Politicos e Religiosos que Controlam toda a produção de conhecimento humano, Cada Instituição de Ensino precisa de financiamento, patrocínio e mecenato para dar continuidade a seus trabalhos e objetivos, e quem financia o ensino e o que isso resulta na condição do que se deve aprender e para que se deve aprender e como será distribuído e utilizado pela Sociedade. Exemplo:
Uma determinada Universidade é líder em diversos seguimentos Cientificos como Quimica e Fisica,onde necessita manter um laboratório de ultima geração para atendera necessidade de seus professores, alunso e pesquisadores, para isso ela procura interessados em financiar suas necessidades que consomem milhares de dólares, gentilmente um líder da I}ndustria Quimica Petrolifera começa a lhe fornecer todas as suas necessidades econômicas para suas pesquisas, em comum acordo são selados convênios inclusie de estágios e outras facilidades para os alunos e professores de renomada instituição e assim tudo está ótimo, mas um aluno descobre em suas pesquisas uma nova forma de energia, que de imediato acabaria com adependencia do mundo da matriz energética baseada em combustíveis fosseis, uma descobertra digna do premio Nobel, de interesse total de todas as nações, a industria mecenica em público aplaude a idéia inovadora, até alureia seu descobridor com palestras, aumento em sua bolsa de estudos, etc, paralealemente através de diversos mecanismos jurídicos contratuais, como foi patrociandora do estudo tem preferência no patenteamento do mesmo, então ela gentialmente pega o Estudo que iria mudar toda a Humanidade e acabar com depedencia do seu principal produto, o combustível fóssil e getilmente o engaveta como proprietária do estudo, até que ela tenha a necessidade de usá-lo ou mesmo o destruirá caso na lhe seja interessante. O jovem brilhante tem um carreira proeminanete a seguir, então ele é estimulado a assumir outra pesquisa, lhe dão um futuro excelente como um cientista sério e vai usar seu intelecto para deixar o Petroleo mais rentável e se ele reclamar que seu estudo foi engavetado, o mesmo é lembrado por um batalhão de advogados que o Estudo não lhe pertence e que se o mesmo insistir sue futuro brilhante será dando aula eum uma escola primária além do nome ridicularizado por seus colegas de profissão!
Isso infelizmente acontece em todos as formas e campos de aprendizado , em Humanas. Exatas, Biologicas e Médicas, tudo é influenciado nos bastidores por grandes interesses que não são em sua maioria os dos povos que mandam seus filhos a tais instituições para serem educados.
Então como vemos é impossível existir livre pensamento em Instituições de Ensino que devem atender os interesses dos Grandes Poderes.
Existem ainda alguns pequenos guerrilheiros do Sistema de ensino, pequenas insituições livres da necessidade e influencia dos Poderes que tentam dar formação a nossos jovens e adultos, são as chamadas Escolas e universidades Livres, mas não tem o reconhecimento, não são levadas a serio pela sociedade que foi totalmente condicionada a dar credito a quem lhe beneficia com a empregabilidade, memro meio dissimulado de escravidão.
Atualmente nosso mundo é regido por distorções comportamentais do Ego, a maioria das pessoas passam anos se dedicando a ações e estudos para satisfazer suas necessiades Egoicas (obtenção de posição, bens materiais, profissões exercidades pelo mero ato de ganhar dinheiro, distorção do pensamento e sentimento religioso) e que tudo isso torna cada vez mais afastado cada ser de seu verdadeiro propósito espiritual, trazendo-lhe a sensação de fracasso, fastio e entorpecimento de sua intuição, sentidos e morte final de sua consciência. Axiomas como “Estude para se tornar alguém na vida”, são armadilhas sutis e poderosas criadas pelas Oligarquias que regem este mundo Material para nos conduzir ao desvio do Caminho Divino e nos tornarmos então escravos assimilados.
A Ordem não é contra o Ensino e Aprendizado Instituido. Em nossa Ordem, entedemos que todo ser humano já é “Alguém nesta vida” não aceitamos a imposição de que não somos Nada ou Ninguém nesta vida a menos que façamos parte de determinados sistemas a nós impostos por motivos alheios a nossa vontade.
É interessante observarmos que no passado as Instituições do Ensino sempre foram multiplicadores da formação de uma maior consciência. Mas nos dias atuais estão quase que completamente assimiladas por todos os outros Poderes, os alunos são desmotivados a amarem o Saber e a respeitarem seus mestres, os professores são subjulgados pelo Currículo que lhes é ordenado ensinar (Este criado pelos outros Poderes) e são desmerecidos, tendo que optar por outros caminhos para se sustentarem em suas necessidades mais básicas. As ferramentas de pesquisa e instalações são inadequadas, Não se busca mais o Entendimento da Verdade mas apenas busca-se manter o Status do que é aceito como sendo Ensino seja Básico, Médio e Superior.
Antigamente segregava-se o saber com o analfabetismo, hoje controla-se o saber com a Ignorancia Curricular e outras sutilezas como o analfabetismo funcional, saber vinculado a empregabilidade etc
Nosso passado foi e é reescrito a bel prazer das necessidades da Teia, nosso presente é uma anátema caótica constante, e um povo que não conhece sua verdadeira origem e História padece no presente além de perder seu futuro.
Com Base em tais estudos, em nossa Ordem temos a prática de ação espiritual e social Sinarquica (ambos caminham lado a lado em nossa concepção) baseado nos estudos dos Antigos Mestres das Tradições Esotéricas do Ocidente e do Oriente utilizando-se de ferramentas tradicionais assim como da atual tecnologia de ponta (Hieratica) pois cada época teve seu método, assim como sua condição e sua utilização, os antigos se faziam uso da tecnologia que tinham a disposição, portanto A Ordem esta atualizada para as exigências de seu tempo. Tais ferramentas tecnologias auxiliam no avanço e na execução dos trabalhos e praticas da Ordem, porém não fazem o trabalho sozinhas, o ponto central é o desenvolvimento físico , mental e espiritual do homem.
O Axioma da Ordem é “Estudar para despertar o Verdadeiro Eu nesta Vida”. Dentro desta perspectiva renovada, podemos então nos dedicarmos tanto aos estudos da Ordem como também em Instituições de formais de ensino de nosso dia a dia, pois nosso foco será sempre o Despertar de nosso Espirito e Consciencia, a criação do Verdadeiro Eu Superior e Harmonia na Sabedoria Divina.

Instituições Cientificas; Laboratoriais, Hospitalares e Tecnológicas
Apesar de estarem ligadas fortemente as Instituições de Ensino, também estão ligadas a Industria a Produção Tecnologica e a toda a rede Hopitalar e Cientifica, naturalmente também fazem elo forte com todos os outros Poderes. É a menina dos Olhos da Grande Besta, sua vedete dominante dos últimos 30 anos devido ao tipo de salto tecnológico que obtivemos (que não é grande, pois se o fosse não teríamos um mundo cheio de problemas e a beira da auto extinção).
Controla toda evolução e aplicação do saber das Instituições de Ensino, muda nossos hábitos, remodela nossa cultura, esmaga a tradição em prol do “ novo”, controla a produção de energia, construção das cidades, química e toda ferramenta para uso humano, interfere na criação e geração da vida e da preservação da saúde, administra a doença e produção de qualquer remédio ou criação de doenças.
A Medicina por exemplo  é uma dádiva, a cura idem, Medicina não é uma mera profissão, é uma vocação, uma missão probatória e obrigatória a todos os seres conscientes e capazes de doar-se a seu próximo.
É interessante observamos que na sua formação hoje o médico não deve jamais dizer que é capaz de curar pois a Medicina não cura, apenas trabalha em prol da Saúde. Mas esta pratica vai de encontro ao Juramento de Hipocrates que todo médico deve fazer em sua formatura aqui abaixo reproduzido integralmente:

Eu juro, por Apolo, médico, por Esculápio, Higéia e Panacéia, e tomo por testemunhas todos os deuses e todas as deusas, cumprir, segundo meu poder e minha razão, a promessa que se segue: estimar, tanto quanto a meus pais, aquele que me ensinou esta arte; fazer vida comum e, se necessário for, com ele partilhar meus bens; ter seus filhos por meus próprios irmãos; ensinar-lhes esta arte, se eles tiverem necessidade de aprendê-la, sem remuneração e nem compromisso escrito; fazer participar dos preceitos, das lições e de todo o resto do ensino, meus filhos, os de meu mestre e os discípulos inscritos segundo os regulamentos da profissão, porém, só a estes.
Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém. A ninguém darei por comprazer, nem remédio mortal nem um conselho que induza a perda. Do mesmo modo não darei a nenhuma mulher uma substância abortiva.
Conservarei imaculada minha vida e minha arte.
Não praticarei a talha, mesmo sobre um calculoso confirmado; deixarei essa operação aos práticos que disso cuidam.
Em toda a casa, aí entrarei para o bem dos doentes, mantendo-me longe de todo o dano voluntário e de toda a sedução, sobretudo longe dos prazeres do amor, com as mulheres ou com os homens livres ou escravizados.
Àquilo que no exercício ou fora do exercício da profissão e no convívio da sociedade, eu tiver visto ou ouvido, que não seja preciso divulgar, eu conservarei inteiramente secreto.
Se eu cumprir este juramento com fidelidade, que me seja dado gozar felizmente da vida e da minha profissão, honrado para sempre entre os homens; se eu dele me afastar ou infringir, o contrário aconteça.

Como podemos ver, isso não acontece na prática da atual coisa que chamam de Medicina Oficial, a grande maioria dos médicos são movidos pelos interesses econômicos e ascenção social, sentem-se uma classe acima de todos, senhores da vida e da morte, isso idem para os Cientistas, criadordes dos remédios e de todo saber tecnológico existente. Os Hospitais são Casas de captação de recursos financeiros, e verdadeiros locais de segregação e separação social, Os laboratórios criam e vendem um misto de doenças e remédios que causam ainda mais doenças em um ciclo sem fim, e quando alguém tenta realmente fazer o bem neste meio rompendo com o Sistema imposto, este alguém é cassado , perseguido e destruído socialmente, você pode até fazer algo parcialmente bom desde que esteja dentro das regras impostas para não abalar o sistema.
Uma das maiores ilusões que nos foram impostas é de que hoje desfrutamos do auge tecnológico, do ápice sem igual e que os antigos nunca tiveram tecnologia superior a nossa. Pois afirmamos que isso não condiz com a Verdade existindo centenas de provas históricas de que o conhecimento tecnológico antigo era totalmente diferente da orientação atual de nossa tecnologia assim como alcançava de forma mais abrangente e benéfica a harmonia de nosso planeta e humanidade.
A Ordem não é contra o avanço tecnológico, cientifico e medicinal mas atenta para o fato que tais praticas devem advir de processos do verdadeiro saber divino da Humanidade, por isso adotamos o conhecimento hierático, gnóstico e nóetico, uma fusão holística do saber divino (que vem de cima) encontrando-se em harmonia com o saber humano (de baixo), fechando o axioma hermético “O que está em cima é igua em exata proporção ao que esta em baixo”. Adotamos o principio de que com humildade o sabio deve investigar os segredos do universo e da natureza, com amor e caridade, devemos ser descobridores de cada aspecto da Ciencia, de sua utilidade, aplicação, objetivos altruístas dos mais elevados em prol de trazermos o Ceu a nossa Terra , pois o Reino de Está em Nós, emana de nós e é por nós quando o temos em nossa mente e coração.

Instituições Familiares
Esta é a menor de todas as instituições da teia, porém é a que mais recebe influencia de todos os outros oito Poderes pelo fato dela ter sido a única que foi criada pelo Criador como esteio para seus filhos, como proteção e base, então como sendo criação divina, ela deve ser conspurcada, distorcida e subjulgada para atender aos fins e objetivos dos Poderes:
A família é bombardeada e domada pelo Governo, pelas Forças Militares, de Segurança e de Informações, Ela é colhida em um fogo sem trégua das Religiões com o medo da Danação e de quebrar os Tabus vigentes da Sociedade, ela é calada com a opinião publica e presa através da comunidade que deve respeitar a ordem vigente (mas não perguntamos quem fez e criou tais leis e ordens).
A Familia é dissolvida pela Midia e seus Recursos Invasivos, Corruptores, deturpadores (basta vermos a imensa quantidade de divórcios e separações de nosso mundo atual).
A Familia é enfraquecida pelas Drogas, sexualidade distorcida, pela bebida alcoolica e pela violência.
A Familia é presa ao trabalho escravo, a necessidade de sobreviver a todo custo, ao emaranhado de ações sociais e econômicas, sendo vitima dos bancos, da industria, do comercio, da promessa das férias de verão, do carro novo, da reforma na casa ou na compra e aluguel da mesma.
A Familia é atada com a necessidade de instruir seus filhos em uma Instituição reconhecida pelo Sistema, ou estará fora do mercado como dizem, não sendo mais permitido aos pais darem instruções a seus filhos, isso inclusive consta no código penal de diversos paiese incluidno o Brasil, aliás todos os ataques a família visam destruir tal relação entre os pais e os filhos de forma a não produzirem pessoas conscientes mas sim pessoa padrão, assimiladas.
A Familia está a mercê dos que administram as doenças e a cura, tem de pagar pesados planos de saúde ou ficarem na loteria da saúde pública , em muitos casos até planos de morte para enterrar seus mortos de forma digna. Está a mercê de todo avanço tecnológico, o videogame substitui o irmão, a televisão a mãe e o computador o pai.
A Familia está então finalmente assimilada como parte da Teia, e comadará o Individuo, desde de pequenino, para que todo o resto do Sistema da Teia de Poderes não precise de muito esforço para mantê-los docilmente aprisionados esperando a Grande Aranha vir sugar-lhes sua força vital como mosquinhas sem condições de se libertarem.

Quero finalizar este Texto afirmando que nossa Ordem não é Secreta  nem Oculta,  está aberta a todos que queiram trabalhar para uma transformação e libertação de nosso Mundo, está aberta a todos que querem realmente Religarem-se a Deus e retornarem ao Adesão ao Plano Divino das Escrituras, a assumir novamente as rédeas de nossa vida e mundo para que possamos banir todos os males que estão destruindo nosso Lindo Planeta, Nossa Mãe Terra, obra prima da Criação

Gashô

Frater Kaimaen Om

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Verdade sobre o 333-333-333

Primeiramente quero dizer que sou um Crente

Creio em Deus e em seu Sagrado Nome

Creio no Messias e em seu Sagrado nome

Na unidade das Sagradas Escrituras e em Seu Caminho.

Creio na Fé e no Conhecimento e Ciência Divina ensinado a todos os Santos, Profetas, e Mestres

Segui o Caminho dado aos Apóstolos (vinho forte) e não ao Leite Materno dado a todos.

Sou um Pecador, e por todos meus Pecados peço a Misericórdia assim como tento arduamente como todo ser,erradicar meus erros e melhorar.

Não digo que sou dono da verdade, ou que sei tudo, quero apenas ajudar com o que sei, aprender o que não sei, e ser um instrumento melhor para cumprir os desígnios do Pai Eterno.

Normalmente não me pronuncio sobre tais coisas na Web, mas estes aqui eu devo falar,
Quando estive em São Pedro no mês passado, recebi de meus mentores um aviso sobre o avanço do plano espiritual negativo em utilizar toda a rede de comunicações que está totalmente interconectada em nosso planeta para abrir portais dimensionais entre nosso mundo e planos ou elevados ou decaídos infelizmente.
Alerto para o Fato de isso já estar acontecendo, não só com esta série de filmes, mensagens sub, material violento, pornográfico bizarro, todo tipo de distorção de comportamento, drogas, pedofilia, tido isso já esta espalhado como um vírus imenso, ceticismo (a outra ponta a credulidade), cinismo e outros, Esta foi a primeira Parte, criar uma imensa energia negativa, depois agora a segunda parte, explorar a portas pois a Rede já Esta tomada, já está praticamente tomada para seus fins maléficos e obscuros.
Sem querer fazer alarde, mas os chamados Iluminatis tem sua agenda.

Peço humildemente a todos: Não Assistam Este Tipo de Filme em hipótese alguma sem estarem devidamente protegidos contra o que poderá passar para seus lares, corpos e mentes. não Salvem e não Baixem estes Videos, não o deixem sequer carregar se vocês não conhecerem os Caminhos para bloquear suas energias.
Infelizmente não posso ensinar aqui neste canal, como proceder para se defender de tais forças , pois demanda preparo e aprendizado longo e complexo.

Antes que digam Eu "Acho isso ou aquilo", o Caminho Divino não é Feito de "Achismo", Existem Leis imutáveis criadas por Deus e pelo seu Verbo Divino o Messias. Se não forem iniciados nestas Leis, mesmo a Religião que cada um pratica, não será suficiente para deter tais seres.

Aos que infelizmente já assistiram aos Filmes, só posso dizer duas coisas, aos que precisarem de ajuda, posso ajudar, de forma fraternal e totalmente desprovida de interesses, pois assim é o Caminho, aos que acharem que nada vai acontecer, só posso pedir Misericórdia
Divina e que YHVH (Deus), Yaohoshua (Jesus) e Todos os Seres de Luz lhes conceda forças para suportar sua tribulação.
"O homem é senhor do que conhece mas é escravo do que desconhece"






Atento para o fato de a Web ser a maior egrégora (depois das religiões) já produzidas pelo homem, bilhões se conectam e colocam suas energias em determinados assuntos, e não preciso dizer que a Web infelizmente

Não Assistam aos Filmes 333,há nenhum deles, eles não foram feitos para causar medo, são videos de possessão demoníacas (reais) não confundir com possessões de pessoas desencarnadas que são mais comuns em sessões espiritas, umbanda e igrejas no geral.
Trata-se da presença real de cliphos decaídos que tem o poder de comandar nossas mentes e corações.
A possessão não acontece de imediato (isso só acontece no Cinema), Demônios verdadeiros, vamos chama-los assim (não pronunciarei aqui seus nomes verdadeiros) agem devagar e sutilmente, você não perceberá nada, é como um Câncer que vai se espalhando silenciosamente no corpo do doente até tomar tudo e quando for percebido já é tarde de mais, Demônios verdadeiros se infiltram na aura do individuo vão comendo a mesma até chegar no coração e na mente da pessoa, resultando demência e debilidade, assassinato e qualquer outra ação que "eles' julgarem que o possuído deve realizar para aumentar sua influência terrena, em resumo a pessoa se torna um veículo de forças que jamais vai entender.

Veja que interessante mas em vários Blogs achei comentários como estes aqui:

Bruno disse...
Eu não assisto isso aí não.

Depois na hora de dormir essas ..... de imagem ficam passando na minha cabeça, eu começo á ficar perturbado e não consigo dormir
11 de março de 2010 02:54
Lestat de Lioncourt disse...
pow vou te falar q não vi o video mais deu medo
esse videos são estranhos tipo lavagem cerebral
MEDO

Apesar das pessoas naturalmente ficarem com medo, o objetivo não é gerar medo, ou sequer nos deixar perturbado, mas sim exatamente este; as imagens ficam repassando em nosso subconsciente, elas vão entrando devagar em nosso sistema, como um vírus de computador, O Verdadeiro Mal é sutil, ele não se alarde, ele age silenciosamente.

333 são portais decaídos usados por Iniciados em determinadas disciplinas Secretas chamadas pelo grande público como Ocultismo ou Hermetismo, o número é uma forma de grafia reduzida para o grifo gemátrico 666 6+6+6 = 18 1+8 = 9 (quem tenha sabedoria que o calcule) Redução Pitagórica

3+3+3 = 9 3+3+3 =9 3+3+3= 9 9+9= 27 2+7 = 9
Algumas pessoas estão dizendo que 6 é 9 ao contrário mas na realidade o número da besta é 9 e o numero aqui é 9 também .

Adendo: não basta saber que o numero da besta é 9. existem milhares de utilizações do 9 e milhares de significados, apenas vos revelei a parte inicial do cálculo do número.
Pois conhecê-lo é comandar determinadas forças e isso espero que entendam não posso vos revelar.




Aos irmãos, fiquem atentos como Colunas
Impassíveis diante do fogo de Mara

Arda 888 clamo Shema Hamaforesh sobre todo 333

Gashô


Paz Profunda

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Trombeta de Adamiel




As doze colunas estão prontas
Cavaleiros Jinais Guardiões dos Caminhos do Pardaz a Parovel
Os Que tem o  Ouvido para ouvir
Os que tem o olho para Ver
Convoco aqui e agora,  através da palavra do Mestre Perfeito
A Chama viva do  Grande Oriente
E a Glória Permanente do Ocidente


Chegou o Tempo do termino da Transição da Sala de Iluminação e Treinamento para Ordem
Irmãos estamos de Armas Afiadas para o inicio do Trabalho


A todos os Irmãos Convoco-vos aos pés de Mont Serrat Mont Segur e Mont Badon ao começar de  2012 próximo  em nome de Adamiel  , a ultima trombeta a soar.
Paz Profunda
Crux Liberi Rosasseum Egum Ignis.
Estamos firmes entre colunas.

Frater Kaima En Om



sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Teitoku Seitei Iaido & Iaijutsu








                                                      Kihon Suburi e Kata de Iaido













Aqui são estudados os 12 Katas mundialmente Praticados de Iaido como forma introdutória ao Batto Jutsu e Iaijutsu, são estudados o angulo de corte (Hasuji), Ritmo respiratório (koki Suru waza). Velocidades de Saque e embanhamento (Jou, Ha e Kyu no waza).

Kumitachi e bunnkai , aplicações em 4 niveis de proficiência (principiante, médio, avançado e profundo)











Zen Nihon Kendo Seitei Reimei Iaido - Organização de todos os estilos de IAIDO representados e reunidos.

O Iaido surgiu da arte da espada clássica utilizadas pelos SAMURAIS (iaijutsu) e consiste em um sistema de ataques e defesas simuladas manejando uma espada japonesa (KATANA). Com sua lâmina curvada característica, o Katana se tornara a primeira arma do SAMURAI e ainda representa a alma de Japão antigo. Diferente de seu primo moderno o Kendo Esportivo, um esporte de combate derivado do KENJUTSU praticado pelas escolas de KORYU, onde dois oponentes utilizando armadura (BOGU), lutam utilizando uma espada de bambu (SHINAI), especialmente projetadas para simular o KATANÁ.

O IAIDO procurou preservar as técnicas autênticas e experimentadas de defesa e contra-ataque utilizadas em batalhas e que utilizavam uma espada de metal. Eles foram formalizados em KATAS que foram retirados de diversos RYU antigos de IAIJUTSU, cada um contendo um objetivo específico, praticados sem oponentes reais (TANDOKU RENSHU), sempre começando e terminando com uma espada embainhada, possibilitando a seus praticantes, estudarem a concentração de cada aspecto sem se preocuparem a principio em ser atingidos pela espada do oponente

Embora os Kata de IAIDO na verdade consistam em um único movimento fluido e interligados, podemos a rigor distinguir quatro fases da espada que estão presentes em todos os KATAS em sua execução:

· SACAR A ESPADA E CORTANDO (NUKITSUKE)

· GOLPEAR COM AS DUAS MÃOS DE FORMA DECISIVA (KIRITUSUKE)

· LIMPAR A LÂMINA (CHIBURI)

· REEMBAINHAR A ESPADA (NO TO)



Para entendermos melhor a história do IAIDO MODERNOS devemos entender os motivos para que ele foi criado.

Após o termino da II GUERRA MUNDIAL, o Japão havia sido derrotado e ocupado pelas forças de ocupação ALIADAS (SCAP).

Um dos atos deste governo ocupante foi proibir todas as formas de manifestações marciais (inclusive as Artes Marciais), enquadrando-as como reacionárias e militaristas.

Este foi um dos motivos da criação do KENDO MODERNO, do KENDO KATA e do SEITEI IAIDO:



A CRIAÇÂO DO NIHON KENDO SEITEI REIMEI IAIDO:

Os mestres fundadores da SHINDO REIMEI (NAKAYAMA HAKUDO e OUTROS), no princípio do século já haviam, desenvolvidos um sistema de ensino que reuniam KATAS de IAIJUTSU de diversos estilos (veja o CDR CURSO DE KENJUTSU & IAIJUTSU), ESTE SISTEMA ERA CHAMADO DE SHINDEN IAIDO, mas com o desfecho desastroso para o Japão da II GERRA MUNDIAL, este sistema havia sido proibido pelas forças de ocupação, tendo então o IAI saído de cena.

Após a criação dos métodos Kendo Esportivo e do ZEN NIHON KENDO KATA, e a retirada das forças de ocupação estrangeiras, com o passar dos anos, foram observados que por só utilizarem somente o BOKUTO/BOKKEN e o SHINAI em seu treinamento, a maioria dos praticantes de Kendo Moderno estavam ficando com sérios problemas no que se referia a manejarem adequadamente uma espada de metal.

Foi então decido que se estabelecesse um estudo da mesma forma em que foram desenvolvidos o KENDO KATA.

O mestre NAKAYAMA HAKUDO encabeçou uma junta de mestres de diversos estilos de IAIJUTSU e reformulou em 1966 o já criado SHINDEN IAIDO transmitindo-o em 7 KATAS básicos (em 1980 foram incluídos mais 3 katas tendo então os 10 Katas. E finalmente em 2000 houve a inclusão de mais dois KATAS perfazendo o número atual de 12 KATAS), adotando os seguintes princípios estéticos e espirituais:

1. O SEITEI IAIDO é uma prática para o desenvolvimento da harmonia interior (WA) e do desenvolvimento do potencial humano.

2. O objetivo do estudo do SEITEI IAIDO é preservar e transmitir as futuras gerações os valores espirituais da pratica com uma espada de metal (IAITO).

3. Capacitar os praticantes de Kendo a utilizarem uma Espada em diversas posições de ataque e defesa (sentados, em pé, andando, etc), ampliando seus conceitos de ZANSHIN (espírito preventivo).

4. Facilitar o aprendizado de estilos de KORYU e difundir mundialmente a prática com espadas com o objetivo de se fazer conhecer a cultura Japonesa e os costumes do SAMURAI.

5. Aprimorar tecnicamente e espiritualmente o Kendo e seus praticantes.



Hoje existem doze KATAS que são treinados por todos os IAIDOKAS (praticantes de IAIDO) do mundo todo. Estes KATAS formam a base de seu estudo e ensino assim também como os aspectos para avaliação em EXAMES.

Os nomes e significados dos doze KATAS do ZEN NIHON KENDO SEITEI REIMEI IAIDO foram projetados por uma comissão constituída de mestres com graus de KYOSHI, HANSHI e MEIKYO KAIDEN do MUSO SHINDEN RYU, MUSO JIKIDEN EISHIN RYU, HOKI RYU e TAMIYA RYU, para possuir em sua essência:

As formas básicas de se reverenciar a espada - TOREI e as formas elegantes de se reverenciar o SHINZEN e aos praticantes e mestres.

Þ As duas maneiras básicas de sentar - SEIZA e TATE HIZA.

Þ Contra atacar em posições sentadas se deslocando em SUWARIWAZA em ZAHO.

Þ FUMIKO ASHI - Contra atacar andando em movimento.

Þ O posicionamento correto das pernas e do corpo – IAIGOSHI.

As formas básicas de se golpear com uma espada de verdade:

· NUKITSUKE (sacar golpeando horizontalmente com uma só das mãos),

· NUKIUCHI (sacar golpeando diagonalmente com uma só das mãos),

· KIRITSUKE (cortar com golpes profundos e finalizar o oponente),

· KESSAKIRI (cortar o oponente em 45°),

· MOROTE TSUKI (estocar o oponente com as duas mãos segurando no TSUKA),

· KATATE TSUKI (estocar o oponente segurando o TSUKA com uma só das mãos),

· NUKI DO (cortar o abdome do oponente com as duas mãos segurando no TASUKA),

· KESSA KIRI (cortar o oponente de cima para baixo em 45°),

· GUIYAKU KESSA (cortar o oponente de baixo para cima em 45°),

· TSUKA UCHI (golpear com o cabo de diversas formas),

· SOETE (apoiar uma das mãos na Lâmina para golpear).

· Golpear para as quatro direções básicas - MAE (FRENTE), USHIRO (A TRÁS), MIGUI (LADO DIREITO) E HIDARI (LADO ESQUERDO).


Utilizar o correto deslocamento elegante do corpo e dos pés - KARADA ASHI SABAKI.
Aprender as formas básicas de limpar a espada - O CHIBURI, YOKO CHIBURI, HIZA GUIYAKU CHIBURI e KO CHIBURI (CHIBURI pequeno).
Aprender os três ritmos básicos do IAIJUTSU - JÔO (lento), HA (rápido) e KYU (muito rápido).
Aprender a manejar a espada com segurança - TOMERU NO KEN.
Aprender a ter consciência das partes estratégicas da espada - SHINKEN NO HEIHO.
Aprender as formas básicas de NO TO – HON TE (pegada normal) e GUIYAKU TE (pegada invertida).
Utilizar conscientemente o SAYA (SAYA BIKI), puxando-o ou mantendo-o firme conforme a necessidade de cada golpe.
Controle do KOKYU (forma correta de se respirar) e acumulo de energia no SAIKA NO TANDEN (ponto situado 4 dedos abaixo do umbigo).
Desenvolver o KI do praticante e unificar o corpo com a espada.
Desenvolver a percepção extra-sensorial (KAN, HARA GUEI, METSUKE).
Atitude de ZANSHIN desde o início até o do exercício até o seu término.
Aprimorar as virtudes ensinadas pelos mestres do passado a saber - KATANA NO KOKORO.
Forjar o corpo e o espírito como se estivesse forjando uma espada - KAMI NO SHUGUIO.
Treinar para desenvolver um espírito puro, deixar DEUS habitar dentro de nós, CHI (sabedoria) JIN(benevolência), YU (coragem), MUNEN (não pensamento onde vida e morte são um, e já não prevalecem como obsessões separadas).
KATSUJIN KEN (a espada que dá e preserva a vida conquistando a vitória do bem e eliminando o ego).
SAYA NO UCHI NO KACHI - a espada só pode ser retirada da bainha por um motivo justo e para fazer o bem.
BUNBU RYO DO - a pena e a espada devem andar lado a lado, ou seja, sem o aprimoramento humano, a espada de nada serve.









São os 12 Katas normais sendo



3 Kata na forma seiza no bu:




Ipon me mae

Ni hon me Ushiro

Sanbon me uke Nagashi



1 Kata na forma Tate Hiza



Yo hon me Tsuka Ate



8 Kata na forma Tate waza



Gohon me kessa guiri

Ropon me morote zuki

Nana hon me san poo kiri

Hachi hon me Gamen Ate

Kyu hon me Soete Zuki

Jupon me Shiho giri

Ju ichi hon me Soo Guiri

Juni hon me Nuki uchi











IAIJUTSU














Sacando a Espada

Cortando a Vacuidade

No meio do Grande Fogo

Apenas a Brisa Suave do Caminho

(Sensei Adriano Sojobo)





A tradução do termo IAIJUTSU SIGNIFICA:

I – Estado de aguçada percepção.

AI - Harmonia, tranquilidade, fusão entre percepção e agir.

jutsu - Técnica, arte.



O objetivo do IAI é capacitar seu adepto a alcançar um estado de elevada concentração física e mental, podendo até mesmo antecipar aos movimentos de seu oponente, como se estivesse lendo seus pensamentos.

pode-se dizer que seu treinamento é 70% mental  e espiritual e só 30% corporal.

por isso que antes de praticar IAI é necessário se praticar o KENJUTSU, pois neste caso o praticante já viria com seu corpo e força de vontade preparados para os rigores do treinamento em IAI.

Isso não significa que o IAI não seja rigoroso nos treinos físicos, pelo contrário, um verdadeiro treino de IAI esgota muito mais que a maioria das práticas utilizadas em outras artes marciais.

O IAI desenvolve o KI (energia psico espiritual) de seu adepto a níveis fantásticos.

o uso do SEME (projeção do KI) pode até mesmo derrotar um oponente sem sequer precisar de se fazer uso da espada. estas práticas infelizmente não podem ser descritas, pois fazem parte do ensinamento HIDEN e naturalmente não devem ser ensinadas a qualquer indivíduo que possa vir a utilizá-las para o mal.




Um verdadeiro mestre de IAI jamais saca prematuramente sua espada e a suja de sangue desnecessariamente um O filme de Akira Kurosawa - ANTES DA CHUVA- AFTER RAIN- AME AGARU, mostra nitidamente os ideais de um verdadeiro iaidoka, uma curiosidade sobre a ficha técnica deste filme é que toda a sua execução técnica em termos de lutas de iai e kenjutsu efetuadas por mestres do KATORI SHINTORYU .



O IAIJUTSU, também já foi chamado através dos tempos de vários nomes diferentes ao longo de sua existência:

TAMESHI NO MICHI (via do testador de espadas)

ZA AI (eficiência de joelhos)

BAKENJUTSU (kenjutsu de cavalaria)

IAWASU JUTSU (arte da ação harmoniosa)

GIKEN JUTSU (arte da rapidez da espada, o sabre severo, punitivo).

NUKI JUTSU (arte do golpe forte)

TSUME AI JUTSU (espada mágica, prodigiosa, arte).

SEIBA TOJUTSU (lutar, esgrimir a cavalo).

HITOKIRI NO JUTSU (a arte de matar e ceifar vidas)

TOJUTSU (técnica de espada)

KUMIGUIRI (a luta do corte supremo).

SAYA NO NAKA (acertando a partir da bainha)

SAYA NO UCHI (golpe com bainha)

O desenvolvimento das formas de IAI, apesar de terem começado a aparecer de forma natural no decorrer dos períodos de guerras feudais, geralmente é atribuído hoje ao grande mestre e um dos maiores gênios do KENJUTSU, HAYASHIZAKI JINSUKE SHIGENOBU 林崎甚助重信 que viveu no século XVI.

HAYASHIZAKI nasceu em SAGAMI (SHOSHU) em 1543, mas viveu a maior parte de sua vida como SAMURAI peregrino.

HAYASHIZAKI era um homem de grande inspiração espiritual e passava longos períodos de isolamento em treinamento austero, buscando desenvolver suas capacidades de verdadeiro SAMURAI existido muitas lendas sobre sua pessoa, e sobre os motivos que o levaram a desenvolver o IAIJUTSU.

Uma delas conta que para resolver uma rixa antiga contra os assassinos de seus pais, HAYASHIZAKI isolou-se nas montanhas em busca de iluminação e força para desenvolver uma técnica capaz de derrotar seus adversários, após inúmeros meses de treinamento austero, HAYASHIZAKI obteve a visão de um KAMI (espírito, mensageiro divino) de nome Hayashizaka Myojin (林崎明神) que teria lhe ensinado que uma espada com um TSUKA e KISSAKI maiores do que os que eram geralmente confeccionados em sua época, (este é o modelo de espada adotado pela maioria dos MESTRES de IAIJUTSU e BATTOJUTSU), lhe daria a vitória facilmente.

Na realidade seu grande mérito foi ter catalogado, reunido e organizado as diversas formas já existentes de NUKIGUIRI, para depois aperfeiçoá-las ao máximo de eficiência através de KATAS e SUBURIS especiais.

Conta-se que ele conseguia cortar vários homens ao meio com um golpe só.

Outra característica de HAYASHIZAKI era o seu forte senso de honra e humanismo (TOKU). Este forte traço em sua personalidade iria marcar profundamente o seu tipo de BUDO.

Ele procurou se afastar das guerras que assolavam o Japão de sua época, sempre em busca do verdadeiro significado do que era ser um SAMURAI (Servir as pessoas necessitadas e as nobres causas, sem buscar glória pessoal ou recompensas). O velho mestre era amado por todas as pessoas nos locais em que costumava habitar (HAYASHIZAKI gostava de peregrinar por diversas províncias, isso explica o seu elevado número de discípulos). Homens, mulheres, camponeses ou nobres, sentiam a força protetora de seu espírito pacifico e forte.

Por muitas vezes ele era solicitado como juiz para resolver e apaziguar disputas de diversos motivos.

Sua forma de ensino e pensamento espalharam-se por diversas províncias, sendo que ele chegou a ter mais de 100.000 alunos diretos ou indiretos.

O próprio YAGYU MATAJURU JUBEI figurou entre um de seus mais ardorosos alunos.

Aos 73 anos, em 1616, HAYASHIZAKI saiu para sua ultima peregrinação espiritual (MUSHA SHUGYO) e desapareceu completamente sem deixar quaisquer vestígios.






Após o período de adaptação das técnicas com referência a coordenação motora do corpo, atenção da mente (poder de focar no exercício) e controle melhor da respiração e emoções, o aluno é levado aprender novas formas técnicas de Iaido e inicio do Iaijutsu, neste momento pode surgir naturalmente o desejo de efetuar o juramento para Keppan onde um comprometimento mais sério com o Caminho do Shin-To (espada divina) é observado e requerido:

Nesta fase são adicionados os conhecimentos de :

Shinden Iaido (Iaido praticado antes da Criação do moderno Seitei Gata) nas formas omote, ura e Guiaku assim como o Bunkai (Kumitachi) onde estudamos a aplicação estratégica e tática do uso do Shinken






Teitoku Nihon Batto Toho – 5 katas e Kumitachi



Uma interessante introdução ao Koryu treinada pelos oficiais do Exercito e Policia Japonesa

Em nosso dojo treinamos a ordem e forma dos katas treinadas na época da I e II guerra mundiais

Após a derrota do Japão, estas formas foram modificadas pela comissão de Ocupação das Forças Aliadas e Ministério da Educação Japonesa e transformadas no atual Zen Nihon Seitei Toho Iai com ordem e Forma de Execução diferentes



As formas antigas são:



Ipo me Mae guiri – Origem Hayashizaki Eishin Ryu



Nihon me Zengo Guiri – Origem Mugai Ryu



San bom me Kiri age – Shindo munen Ryu



Yo hon me Kissaki Gaeshi – Origem Hoki Ryu e Kurama Ryu



Go hon me Shiho Giri – origem Suio Ryu



Toho Kumitachi e Kenjutsu



Temos  formas de treinamentos em Teitoku Iai que aprimoram diversas Capacidades com a espada Shinken afiada e interação com ou







12 katas Ura Todos os Katas que estão sentados ficam em pé e todos que estão em pé ficam sentados em seiza ou Tate hiza.



12 Katas Ne Waza, deitados.



12 Katas Hidari te , uso da espada na mão esquerda.



12 Katas Gyaku Waza- são doze formas invertidas nos princípios



12 Katas em Enso – a forma circular, excelente para quem treina artes circulares como Aikido, Ninjutsu, Pakua, Taichi. Shintaiddo, etc.



12 Katas de Iai Kodachi



12 Katas de Nito Iai Kodachi e Daito sacado em conjunto e noto em conjunto.



12 Katas de Tanto Iai



12 katas de Tachi Dori



12 Katas de Atemi



12 Katas tessen iai



12 Katas de Shinken shizue Iaido, habilitação profunda e elevados conhecimentos de estratégia do posicionamento da espada em relação a ação e espera.



12 Katas em Kumitachi (contra, daito, kodachi, tanto, Jo, Yari, Naginata, tessen, Yumi, etc).





12 Tameshi guiri Kihon (fundamentos e bases do Tameshi) Shinbun guiri, Tyu Shin Guiri. Wara Kiri no kirikaeshi.






TAMESHIGUIRI E BATTOJUTSU: 






o BATTOJUTSU praticamente se desenvolveu durante as batalhas feudais do Japão (SENGOKU JIDAI). BATTO significa literalmente cortar muito rápido, matar rápido, a idéia do ideograma BA (cavalo) é de simbolizar a velocidade, enquanto que TO significa lâmina, espada, matança.

O BATTOJUTSU constitui em um treinamento especial do IAIJUTSU que visa tornar a lâmina do praticante em uma arma assassina, letal, mortífera e traiçoeira.

Acima vemos Sensei Adriano e Sensei Akira em um artigo de jornal, a foto foi tirada em um dia chuvoso as margens do Lago do Parque da Aclimação em São Paulo (anos antes do lago ter sido destruído e remodelado), As margens estavam com muita lama e isso dificultava o salto,   o tobi ashi, uma técnica Kaiden de Shinto Ryu Batto, executado por Adriano sensei é extremamente difícil,  Sensei Akira estava portando seu Shinken extremamente afiado, Sensei Adriano idem, além a dificuldade de saltar sobre a espada do Oponente,  existia a problemática de pular cortando em kiri oroshi o atacante sem no entanto machucá-lo também este dia foi incrível pois Sensei Adriano colocou praticamente a sola de seu pé sobre  o shinogi da espada de sensei Akira por um átimo de segundo, literalmente montando sobre ela e sentindo o momento do corte da espada do mestre. um privilégio que nenhum outro aluno de Sensei Akira.
Outro momento inesquecível onde sensei Adriano pode sentir o corte de seu mestre foi em uma apresentação no Clube Hebraica em São Paulo onde fazendo Teitoku Kendo Kata sensei Akira ao realizar a parte do Chidachi cortou o couro cabeludo de sensei Adriano, a força do golpe foi uma transmissão sem igual e sensei Adriano entendeu a força espiritual do raio da espada que ilumina. um Raro momento de Ken Zen.

















Seus golpes são executados de forma explosiva, e procuram pegar o oponente despreparado ou desprevenido. Era a arte predileta dos assassinos do governo TOKUGAWA (ONIWA NO MONO), claro que não significa que porque treinamos BATTO nossa espada é das trevas ou coisa parecida, muitos grandes mestres de IAI, incluindo HAYASHIZAKI JINSUKE, seu fundador, treinavam BATTO como uma forma de se aperfeiçoarem e conhecerem todas as formas de surpreender ou se evitar ser surpreendido, durante um combate ou duelo.

Muitas vezes o BATTOJUTSU era utilizado como uma forma de atacar em TOCAIA um oponente. Para isso os praticantes de BATTO deveriam aprender a esvaziar completamente sua mente, não emitindo pensamentos e intenções que pudessem ser captadas pelo HARAGEI (sensibilidade, percepção sensorial), de seus oponentes.
Os verdadeiros adeptos de BATTOJUTSU são conhecidos pela espantosa velocidade e ferocidade que suas espadas possuem ao serem sacadas para golpear um ou mais oponentes, sendo normal abaterem o oponente antes que ele se quer percebesse que a espada havia sido sacada e o atingido.

Em noventa e nove por cento dos casos, todo mestre de BATTOJUTSU era um adepto de TAMESHIGUIRI, fato este que elevava a eficiência do uso da espada, que para um GUERREIRO era uma questão vital, pois se caso ele errasse, e por causa de um golpe infeliz fora de ângulo, o mesmo veria-se sem sua espada, que provavelmente se partiria ou estaria retorcida e empenada. Em combate isto seria mortal.

Outro fator era de cunho religioso, constituía-se mau agouro ter suas vestes manchadas pelo sangue de seu oponente, além de falta de classe e eficiência. Os grandes mestres da espada executavam cortes tão perfeitos que muitas vezes o ferimento só sangrava após alguns segundos do ato do corte. Tendo o oponente já tombado sem vida.

Com base na experiencia pessoal de nosso mestre , podemos afirmar que somente estudando o TAMESHIGUIRI e o BATTOJUTSU com afinco podemos entender a palavra espadachim, sem eles, mesmo treinando o KENJUTSU ou o IAIJUTSU, sua espada não teria a devida eficiência que o BATTO e o TAMESHI proporcionam a seus praticantes. Todo mestre de IAI e Ken deve possuir ao menos algum conhecimento em BATO e TAMESHI para poder conhecer sua espada, saber seus limites, conhecer seus efeitos.

É preciso praticar com um SHINKEN (ESPADA VERDADEIRA) para se conhecer a Arte da Espada a fundo. O SHINAI (espada de bambu) é uma ótima introdução, mas não é o fim.

Em nossa época moderna o BATTOJUTSU e o TAMESHIGUIRI estiveram presentes na academia de oficiais militares do Exército e Marinha de Guerra Japonês (KOBUSHO e TOYAMA RYU) e foram matérias de curso de formação de oficiais das forças armadas durante as 1ª e 2ª guerras mundiais. Tendo sido totalmente proibidas após a derrota do Japão pelos EUA em 1945.

Após o período de ocupação, os expoentes das referidas artes voltaram a se reunirem e criaram entidades de preservação cultural, que visam manter avivadas tais práticas, visto que o moderno Kendo e o Iaido já não possuíam em sua essência tais ensinamentos.

Neste caso vale lembrar o brilhante trabalho efetuado pelo grão mestre de BATTOJUTSU e Ô TAMESHI NO SENSEI “TAIZABURO NAKAMURA”, hoje aos 89 anos, TAIZABURO SENSEI manteve vivo o TOYAMA RYU e diversos estilos de BATTOJUTSU, chegando inclusive a fundar uma federação internacional de BATTO e TAMESHI, onde tais artes já são praticadas fora do Japão em diversos países.

No Japão existe até os dias de hoje, a tradicional prova dos 1000 cortes, realizada no santuário xintoísta de KUMARA DERAN, esta prova reúne todos os anos os maiores mestres da espada no Japão e são realizados verdadeiros prodígios.

Outros santuários importantes para o TAMESHIGUIRI e o BATTOJUTSU são:

ISE JINGU

KATORI JINGU

KASHIMA JINGU

IAI JINGU

MINATOGAWA JINGU



O termo TAMESHI vem da palavra TAMESU que significa testar, aprovar enquanto que a palavra KIRI ou GUIRI significa cortar. Portanto traduz-se TAMESHIGUIRI como Arte Do Corte Supremo.

O TAMESHIGUIRI começou a tomar independência como uma arte à parte a partir do século XVII, com a criação do cargo de O TAMESHI KAISHAKUNIN (grande expert em cortar, executor oficial).

O KAISHAKU agia como auxiliar nos rituais de SEPPUKKU (suicídio ritual, praticado pelos SAMURAIS para expurgar um ato vergonhoso).

O SEPPUKU sempre foi incompreendido pela maioria dos OCIDENTAIS, que achavam tal ato uma forma de fanatismo ou estupidez.

Muitas vezes ele é erroneamente chamado de HARAKIRI (abrir, cortar a barriga), HARAKIRI é o ato de suicido cometido em qualquer situação, sem nenhuma cerimônia, e geralmente por HAJI (vergonha).

O SEPPUKU tinha outros objetivos mais profundos, era um ato pomposo (O último grande ato de um guerreiro).

Era geralmente acompanhado de declamações de poemas que expressavam a vida do EXECUTADO, sendo que era costume o próprio executado compor seu JISEI (poema de morte), muitas vezes era cometido como um ato de protesto contra determinadas situações sociais ou políticas.

As outras classes que não eram SAMURAIS também cometiam suicídio em defesa de sua honra, neste caso o ato era chamado de JINSHU (suicídio).

O suicídio foi apreciado e aprimorado no Japão devido a forte pressão de seu sistema social em que a vergonha era impossível de se suportar sendo a única saída viável a morte.

Outro fator que deu força ao suicido foram as crenças BUDISTAS da reencarnação e da TERRA PURA, o paraíso onde não haviam mais dores ou sofrimentos.

Não afirmamos que o BUDISMO é uma religião que prega o SUICÍDIO, de forma alguma tais religiões pregam estes aspectos. Apenas apontamos o fato que a crença na reencarnação ajudava os SAMURAIS e se libertarem de seus medos, mesmo quando deveriam tirar a própria vida.

Vale dizer que é preciso muita coragem para se auto-imolar com uma WAKIZASHI, aliás, foi por causa do SEPPUKU que o termo WAKIZASHI se tornou sinônimo deste tipo de espada (ESPADA COMPANHEIRA), ou seja, a espada que não faltava na última hora, na hora da necessidade.

Para um SAMURAI, morrer bem era tão importante quanto viver bem, sendo que, aqueles que cometiam SEPPUKU eram louvados em poemas e canções que perpetuariam o nome do guerreiro por séculos.

Seu golpe deveria ser preciso, pois tal oficial deveria decapitar o praticante de SEPPUKU que se eviscerava com um ou dois cortes sobre a região do baixo ventre (SAIKA TANDEN). Este ato é chamado de JUMONJI HIKARI (cortar a cruz para revelar a luz da pureza).

Para o SAMURAI mostrar o interior de seu HARA (morada da alma) dizia tudo que fosse necessário que um guerreiro deveria dizer.

Após a conclusão do SEPPUKU, a cabeça era então posteriormente mandada para os familiares, onde era examinada minuciosamente para se saber em que estava pensando o EXECUTADO no momento de sua morte, se seus olhos ostentavam serenidade, terror, dor, desespero, raiva, etc. Existiam SAMURAIS especialistas neste tipo de análise.

Os SAMURAIS sempre apreciaram os atos, as ações de um HOMEM e não apenas suas palavras. Este costume acabou por permanecer nas Artes Marciais verdadeiras.

Ao final do segundo corte chamado JUMONJI (a cruz), o KAISHAKUNIN precipitava sua espada em um único e preciso golpe, cortando a região do pescoço e separando a medula cervical, decepando a cabeça do EXECUTADO, por costume, seria de mau agouro decepar a cabeça por inteiro, devendo deixar a mesma presa sob uma fina camada de pele que não era atingida durante o golpe.

Com a ascensão do governo TOKUGAWA no período EDO no XVII, houve grandes expurgos nos clãs guerreiros, principalmente devido a chamada ERA DA PAZ, muitos SAMURAIS se viram sem emprego, reduzidos a condição de RONINS (SAMURAIS desempregados, sem mestres). Muitos escolhiam a morte através do SEPPUKU, ao invés de passarem pela vergonha de perderem seu status de guerreiro.

Politicamente O Governo TOKUGAWA utilizou o SEPPUKU como uma arma punitiva, condenando a morte quem ousasse se opor ao seu regime.

Outro fator que influenciou o TAMESHIGUIRI era as execuções públicas (SHIOKI). Tais execuções visavam punir maus SAMURAIS e qualquer pessoa que tivessem infringido a lei. No Japão Feudal existiam basicamente três formas de pena: A MORTE, O BANIMENTO e TRABALHOS FORÇADOS PERPÉTUAMENTE, ou seja, tudo terminava em morte, pois, ou o criminoso era executado sumariamente, ou o criminoso era banido da sociedade (o que constituía a morte, pois ninguém deveria lhe dar guarida, alimentá-lo, etc, e a maioria acabava se suicidando), ou o criminoso era enviado para o arquipélago de SADO (hoje é um maravilhoso conjunto de ilhas turísticas no estilo Fernando de Noronha), onde era forçado a trabalhar em minas de extração de carvão até sua morte, a maioria não duravam mais de dois anos.

A prisão era um fator somente temporal, onde o criminoso ou infrator aguardava sua sentença.

Um SAMURAI podia julgar e executar sumariamente qualquer pessoa que fosse de uma classe inferior a ele (camponeses, artesãos, comerciantes, etc), caso se sentisse ofendido por alguma ação infeliz oriundas de alguém que lhe era inferior (BUREI MONO).

Estando inclusive previsto no código de leis antigas (O SADAME GAKI). O direito a vingança (KATAKIUCHI).

O EXECUTADO era colocado deitado em uma esteira de palha chamada DODHA ou amarrado e pendurado em um poste (MONODHA) onde seria esquartejado.

Este ato era feito sempre na presença de testemunhas oficiais (METSUKE, BUGYO e OKASHI).

Após a execução, a espada era lavada e purificada, enquanto que os restos mortais dos executados eram dados aos cães ou levados pelos ETA, HININ (literalmente, não humanos, pessoas que estavam abaixo de qualquer classificação social, curtumeiros).

A cabeça permaneceria espetada em uma lança e ficaria a mostra do público, como uma advertência para que ninguém cometesse os mesmos atos do EXECUTADO.

Fazia-se TAMESHI em corpos já mortos (às vezes vivos), somente para se testar espadas (TAMESU MEI TO). Após uma espada ter sido confeccionada, ela era então entregue ao Ô TAMESHI (especialista em corte) local para ser testada, O "Ô TAMESHI NO SENSEI" empilhava então vários corpos, e procurava cortá-los ao meio com um só golpe, feito isto na presença de testemunhas a espada recebia uma nota que ficava gravada no NAKAGO. Esta nota variava indicando a quantidade de corpos a espada cortou com um só golpe (HITO NI BAN - dois corpos, HITO SAN BAN - três corpos, etc).

Uma espada de qualidade deveria cortar pelo menos três corpos com um só golpe, enquanto que as espadas excepcionais, cortavam até sete ou oito corpos com um único golpe. Nos dias de hoje esta prática ainda existe para se testar lâminas só que agora utilizamos rolos de palha e feixes de bambu que são feitos da mesma grossura do tronco humano (WARA), o WARA deve ser preparado cinco dias antes do corte, sendo ele feito de um feixe de bambu verde (que substituirá os ossos), a ele devem ser enrolados a esteira de palha de arroz (TATAMI), deve ser bem preparado e colocado em um tanque com água e óleos especiais para que a esteira adquira a mesma densidade da carne no momento em que for cortada.

Outro teste importante era o corte de elmos de guerra chamado KABUTO WARI, conseguir cortar tais elmos que eram forjados da mesma forma que um KATANA, constituía em verdadeira consagração tanto para a espada quanto para o espadachim que o realizava.

No Brasil os mestres que introduziram estas artes foram:

SENSEI KUNIO ODA – ITTO RYU

SENSEI MITSUGI YOSHIMATSU – SHINTO RYU

SENSEI TSUKIMOTO AKIRA – SHINTO Shinken Bujutsu Tsukimoto Há

SENSEI AWAOKI JIROKICHI– SHINGON MUGEN BATTOJUTSU RYU

O real objetivo de se treinar em nossos dias as práticas antigas do uso real da espada, é de se cultivar o SHIDO (espírito guerreiro, caminho).

A busca através do refinamento espiritual deve ser a parte mais importante de sua meta, O SHIDO representa a união dos ideais do praticante de Bujutsu.



Estes elementos são grandes ideais para que as pessoas se dediquem, mesmo nos dias de hoje, pois quão melhor não seria nosso mundo se tivéssemos governantes que cultivassem ao menos dez por cento destes ideais. O mestre de SHIGON MUGEN BATTO JUTSU sensei AWAOKI dizia “Os problemas humanos se resolvem pela própria humanidade”. Ou seja, é através do aprimoramento do caráter e do espírito humano, que nós poderemos melhorar nosso mundo e nossa sociedade.

SENSEI AKIRA TSUKIMOTO, deixou escrito no Densho de nossa escola : “ KEN (espada) é a bengala da alma, e com ela fica mais fácil nos apoiarmos até que possamos andar sozinhos (quando alcançarmos o SATORI)” .

Outro fator para se aprender o TAMESHIGUIRI e o BATTOJUTSU, é que tal aprimoramento se faz necessário para aqueles que já seguem algum caminho ligado de alguma forma a espada japonesa:

Em Shinto Ryu Shinken Bujutsu Tsukimoto Ha não utilizamos pedestais, o wara ou bambu deve estar solto levemente equilibrado pelo seu peso no chão, isso aprimora ao máximos as capacidades do praticante, outra pratica é o Suemonoguiri onde um auxiliar segura o Wara com suas mãos e com isso podemos efetuar cortes simulando o corpo humano , esta pratica requer muito domínio com a espada e seus angulos de corte para não ferir o auxiliar.

Todos os caminhos acima citados têm uma forte relação com o uso do KATANA sendo muitas vezes a razão da existência de tais práticas.




















Musso Eishin Ryu Shoden Iaijutsu– 12 Katas e Kumitachi



No nível de Monjin são adicionados os seguintes conhecimentos:



Musso Eishin Ryu Chuden – 10 katas e Kumitachi

Shuriken Jutsu – 4 katas

Kyudo – Heikisha.

Toyama Gakko – 8 Katas e Kumitachi

Keshi Ryu – 5 katas de iaijutsu e 7 Katas de Kenjutsu

Suemonoguiri – waza aplicação de Tameshi e Suemono

Shuriken jutsu – 3 katas

Shiniai Gueiko – Luta com Bokuto e Mogito.

Nito Waza Iai – 16 katas de Nito (usando duas espadas)







Após este período o aluno estará apto a prestar exame de Shoden e adentrar ao aprendizado de Shinto Ryu Tsukimoto Ha



Shinto ryu IAi Batto Shoden – 22 katas e Kumitachi

Shinto Ryu Kenjutsu Awase no Kata– 11 katas de Odachi e 11 katas de Kodachi



Hayshizaki Musso Shinden Eishin Ryu Iaijutsu e Kumitachi formas Okuden e Kaiden
Houkushi Noh Itto Ryu - todos os os Kata
Kashima Tsohiushi Batto Jutsu - todos os Kata
Katori Shinto Ryu Iaijutsu - todos os Kata
Yagyu Seigo Ryu Batto - todos os Kata



Para outras curiosidades e informações


http://en.wikipedia.org/wiki/Iaido


http://nikkeypedia.org.br/index.php/Iaijutsu








Teitoku Seitei Iaido & Iaijutsu








                                                      Kihon Suburi e Kata de Iaido













Aqui são estudados os 12 Katas mundialmente Praticados de Iaido como forma introdutória ao Batto Jutsu e Iaijutsu, são estudados o angulo de corte (Hasuji), Ritmo respiratório (koki Suru waza). Velocidades de Saque e embanhamento (Jou, Ha e Kyu no waza).

Kumitachi e bunnkai , aplicações em 4 niveis de proficiência (principiante, médio, avançado e profundo)











Zen Nihon Kendo Seitei Reimei Iaido - Organização de todos os estilos de IAIDO representados e reunidos.

O Iaido surgiu da arte da espada clássica utilizadas pelos SAMURAIS (iaijutsu) e consiste em um sistema de ataques e defesas simuladas manejando uma espada japonesa (KATANA). Com sua lâmina curvada característica, o Katana se tornara a primeira arma do SAMURAI e ainda representa a alma de Japão antigo. Diferente de seu primo moderno o Kendo Esportivo, um esporte de combate derivado do KENJUTSU praticado pelas escolas de KORYU, onde dois oponentes utilizando armadura (BOGU), lutam utilizando uma espada de bambu (SHINAI), especialmente projetadas para simular o KATANÁ.

O IAIDO procurou preservar as técnicas autênticas e experimentadas de defesa e contra-ataque utilizadas em batalhas e que utilizavam uma espada de metal. Eles foram formalizados em KATAS que foram retirados de diversos RYU antigos de IAIJUTSU, cada um contendo um objetivo específico, praticados sem oponentes reais (TANDOKU RENSHU), sempre começando e terminando com uma espada embainhada, possibilitando a seus praticantes, estudarem a concentração de cada aspecto sem se preocuparem a principio em ser atingidos pela espada do oponente

Embora os Kata de IAIDO na verdade consistam em um único movimento fluido e interligados, podemos a rigor distinguir quatro fases da espada que estão presentes em todos os KATAS em sua execução:

· SACAR A ESPADA E CORTANDO (NUKITSUKE)

· GOLPEAR COM AS DUAS MÃOS DE FORMA DECISIVA (KIRITUSUKE)

· LIMPAR A LÂMINA (CHIBURI)

· REEMBAINHAR A ESPADA (NO TO)



Para entendermos melhor a história do IAIDO MODERNOS devemos entender os motivos para que ele foi criado.

Após o termino da II GUERRA MUNDIAL, o Japão havia sido derrotado e ocupado pelas forças de ocupação ALIADAS (SCAP).

Um dos atos deste governo ocupante foi proibir todas as formas de manifestações marciais (inclusive as Artes Marciais), enquadrando-as como reacionárias e militaristas.

Este foi um dos motivos da criação do KENDO MODERNO, do KENDO KATA e do SEITEI IAIDO:



A CRIAÇÂO DO NIHON KENDO SEITEI REIMEI IAIDO:

Os mestres fundadores da SHINDO REIMEI (NAKAYAMA HAKUDO e OUTROS), no princípio do século já haviam, desenvolvidos um sistema de ensino que reuniam KATAS de IAIJUTSU de diversos estilos (veja o CDR CURSO DE KENJUTSU & IAIJUTSU), ESTE SISTEMA ERA CHAMADO DE SHINDEN IAIDO, mas com o desfecho desastroso para o Japão da II GERRA MUNDIAL, este sistema havia sido proibido pelas forças de ocupação, tendo então o IAI saído de cena.

Após a criação dos métodos Kendo Esportivo e do ZEN NIHON KENDO KATA, e a retirada das forças de ocupação estrangeiras, com o passar dos anos, foram observados que por só utilizarem somente o BOKUTO/BOKKEN e o SHINAI em seu treinamento, a maioria dos praticantes de Kendo Moderno estavam ficando com sérios problemas no que se referia a manejarem adequadamente uma espada de metal.

Foi então decido que se estabelecesse um estudo da mesma forma em que foram desenvolvidos o KENDO KATA.

O mestre NAKAYAMA HAKUDO encabeçou uma junta de mestres de diversos estilos de IAIJUTSU e reformulou em 1966 o já criado SHINDEN IAIDO transmitindo-o em 7 KATAS básicos (em 1980 foram incluídos mais 3 katas tendo então os 10 Katas. E finalmente em 2000 houve a inclusão de mais dois KATAS perfazendo o número atual de 12 KATAS), adotando os seguintes princípios estéticos e espirituais:

1. O SEITEI IAIDO é uma prática para o desenvolvimento da harmonia interior (WA) e do desenvolvimento do potencial humano.

2. O objetivo do estudo do SEITEI IAIDO é preservar e transmitir as futuras gerações os valores espirituais da pratica com uma espada de metal (IAITO).

3. Capacitar os praticantes de Kendo a utilizarem uma Espada em diversas posições de ataque e defesa (sentados, em pé, andando, etc), ampliando seus conceitos de ZANSHIN (espírito preventivo).

4. Facilitar o aprendizado de estilos de KORYU e difundir mundialmente a prática com espadas com o objetivo de se fazer conhecer a cultura Japonesa e os costumes do SAMURAI.

5. Aprimorar tecnicamente e espiritualmente o Kendo e seus praticantes.



Hoje existem doze KATAS que são treinados por todos os IAIDOKAS (praticantes de IAIDO) do mundo todo. Estes KATAS formam a base de seu estudo e ensino assim também como os aspectos para avaliação em EXAMES.

Os nomes e significados dos doze KATAS do ZEN NIHON KENDO SEITEI REIMEI IAIDO foram projetados por uma comissão constituída de mestres com graus de KYOSHI, HANSHI e MEIKYO KAIDEN do MUSO SHINDEN RYU, MUSO JIKIDEN EISHIN RYU, HOKI RYU e TAMIYA RYU, para possuir em sua essência:

As formas básicas de se reverenciar a espada - TOREI e as formas elegantes de se reverenciar o SHINZEN e aos praticantes e mestres.

Þ As duas maneiras básicas de sentar - SEIZA e TATE HIZA.

Þ Contra atacar em posições sentadas se deslocando em SUWARIWAZA em ZAHO.

Þ FUMIKO ASHI - Contra atacar andando em movimento.

Þ O posicionamento correto das pernas e do corpo – IAIGOSHI.

As formas básicas de se golpear com uma espada de verdade:

· NUKITSUKE (sacar golpeando horizontalmente com uma só das mãos),

· NUKIUCHI (sacar golpeando diagonalmente com uma só das mãos),

· KIRITSUKE (cortar com golpes profundos e finalizar o oponente),

· KESSAKIRI (cortar o oponente em 45°),

· MOROTE TSUKI (estocar o oponente com as duas mãos segurando no TSUKA),

· KATATE TSUKI (estocar o oponente segurando o TSUKA com uma só das mãos),

· NUKI DO (cortar o abdome do oponente com as duas mãos segurando no TASUKA),

· KESSA KIRI (cortar o oponente de cima para baixo em 45°),

· GUIYAKU KESSA (cortar o oponente de baixo para cima em 45°),

· TSUKA UCHI (golpear com o cabo de diversas formas),

· SOETE (apoiar uma das mãos na Lâmina para golpear).

· Golpear para as quatro direções básicas - MAE (FRENTE), USHIRO (A TRÁS), MIGUI (LADO DIREITO) E HIDARI (LADO ESQUERDO).


Utilizar o correto deslocamento elegante do corpo e dos pés - KARADA ASHI SABAKI.
Aprender as formas básicas de limpar a espada - O CHIBURI, YOKO CHIBURI, HIZA GUIYAKU CHIBURI e KO CHIBURI (CHIBURI pequeno).
Aprender os três ritmos básicos do IAIJUTSU - JÔO (lento), HA (rápido) e KYU (muito rápido).
Aprender a manejar a espada com segurança - TOMERU NO KEN.
Aprender a ter consciência das partes estratégicas da espada - SHINKEN NO HEIHO.
Aprender as formas básicas de NO TO – HON TE (pegada normal) e GUIYAKU TE (pegada invertida).
Utilizar conscientemente o SAYA (SAYA BIKI), puxando-o ou mantendo-o firme conforme a necessidade de cada golpe.
Controle do KOKYU (forma correta de se respirar) e acumulo de energia no SAIKA NO TANDEN (ponto situado 4 dedos abaixo do umbigo).
Desenvolver o KI do praticante e unificar o corpo com a espada.
Desenvolver a percepção extra-sensorial (KAN, HARA GUEI, METSUKE).
Atitude de ZANSHIN desde o início até o do exercício até o seu término.
Aprimorar as virtudes ensinadas pelos mestres do passado a saber - KATANA NO KOKORO.
Forjar o corpo e o espírito como se estivesse forjando uma espada - KAMI NO SHUGUIO.
Treinar para desenvolver um espírito puro, deixar DEUS habitar dentro de nós, CHI (sabedoria) JIN(benevolência), YU (coragem), MUNEN (não pensamento onde vida e morte são um, e já não prevalecem como obsessões separadas).
KATSUJIN KEN (a espada que dá e preserva a vida conquistando a vitória do bem e eliminando o ego).
SAYA NO UCHI NO KACHI - a espada só pode ser retirada da bainha por um motivo justo e para fazer o bem.
BUNBU RYO DO - a pena e a espada devem andar lado a lado, ou seja, sem o aprimoramento humano, a espada de nada serve.









São os 12 Katas normais sendo



3 Kata na forma seiza no bu:




Ipon me mae

Ni hon me Ushiro

Sanbon me uke Nagashi



1 Kata na forma Tate Hiza



Yo hon me Tsuka Ate



8 Kata na forma Tate waza



Gohon me kessa guiri

Ropon me morote zuki

Nana hon me san poo kiri

Hachi hon me Gamen Ate

Kyu hon me Soete Zuki

Jupon me Shiho giri

Ju ichi hon me Soo Guiri

Juni hon me Nuki uchi











IAIJUTSU














Sacando a Espada

Cortando a Vacuidade

No meio do Grande Fogo

Apenas a Brisa Suave do Caminho

(Sensei Adriano Sojobo)





A tradução do termo IAIJUTSU SIGNIFICA:

I – Estado de aguçada percepção.

AI - Harmonia, tranquilidade, fusão entre percepção e agir.

jutsu - Técnica, arte.



O objetivo do IAI é capacitar seu adepto a alcançar um estado de elevada concentração física e mental, podendo até mesmo antecipar aos movimentos de seu oponente, como se estivesse lendo seus pensamentos.

pode-se dizer que seu treinamento é 70% mental  e espiritual e só 30% corporal.

por isso que antes de praticar IAI é necessário se praticar o KENJUTSU, pois neste caso o praticante já viria com seu corpo e força de vontade preparados para os rigores do treinamento em IAI.

Isso não significa que o IAI não seja rigoroso nos treinos físicos, pelo contrário, um verdadeiro treino de IAI esgota muito mais que a maioria das práticas utilizadas em outras artes marciais.

O IAI desenvolve o KI (energia psico espiritual) de seu adepto a níveis fantásticos.

o uso do SEME (projeção do KI) pode até mesmo derrotar um oponente sem sequer precisar de se fazer uso da espada. estas práticas infelizmente não podem ser descritas, pois fazem parte do ensinamento HIDEN e naturalmente não devem ser ensinadas a qualquer indivíduo que possa vir a utilizá-las para o mal.




Um verdadeiro mestre de IAI jamais saca prematuramente sua espada e a suja de sangue desnecessariamente um O filme de Akira Kurosawa - ANTES DA CHUVA- AFTER RAIN- AME AGARU, mostra nitidamente os ideais de um verdadeiro iaidoka, uma curiosidade sobre a ficha técnica deste filme é que toda a sua execução técnica em termos de lutas de iai e kenjutsu efetuadas por mestres do KATORI SHINTORYU .



O IAIJUTSU, também já foi chamado através dos tempos de vários nomes diferentes ao longo de sua existência:

TAMESHI NO MICHI (via do testador de espadas)

ZA AI (eficiência de joelhos)

BAKENJUTSU (kenjutsu de cavalaria)

IAWASU JUTSU (arte da ação harmoniosa)

GIKEN JUTSU (arte da rapidez da espada, o sabre severo, punitivo).

NUKI JUTSU (arte do golpe forte)

TSUME AI JUTSU (espada mágica, prodigiosa, arte).

SEIBA TOJUTSU (lutar, esgrimir a cavalo).

HITOKIRI NO JUTSU (a arte de matar e ceifar vidas)

TOJUTSU (técnica de espada)

KUMIGUIRI (a luta do corte supremo).

SAYA NO NAKA (acertando a partir da bainha)

SAYA NO UCHI (golpe com bainha)

O desenvolvimento das formas de IAI, apesar de terem começado a aparecer de forma natural no decorrer dos períodos de guerras feudais, geralmente é atribuído hoje ao grande mestre e um dos maiores gênios do KENJUTSU, HAYASHIZAKI JINSUKE SHIGENOBU 林崎甚助重信 que viveu no século XVI.

HAYASHIZAKI nasceu em SAGAMI (SHOSHU) em 1543, mas viveu a maior parte de sua vida como SAMURAI peregrino.

HAYASHIZAKI era um homem de grande inspiração espiritual e passava longos períodos de isolamento em treinamento austero, buscando desenvolver suas capacidades de verdadeiro SAMURAI existido muitas lendas sobre sua pessoa, e sobre os motivos que o levaram a desenvolver o IAIJUTSU.

Uma delas conta que para resolver uma rixa antiga contra os assassinos de seus pais, HAYASHIZAKI isolou-se nas montanhas em busca de iluminação e força para desenvolver uma técnica capaz de derrotar seus adversários, após inúmeros meses de treinamento austero, HAYASHIZAKI obteve a visão de um KAMI (espírito, mensageiro divino) de nome Hayashizaka Myojin (林崎明神) que teria lhe ensinado que uma espada com um TSUKA e KISSAKI maiores do que os que eram geralmente confeccionados em sua época, (este é o modelo de espada adotado pela maioria dos MESTRES de IAIJUTSU e BATTOJUTSU), lhe daria a vitória facilmente.

Na realidade seu grande mérito foi ter catalogado, reunido e organizado as diversas formas já existentes de NUKIGUIRI, para depois aperfeiçoá-las ao máximo de eficiência através de KATAS e SUBURIS especiais.

Conta-se que ele conseguia cortar vários homens ao meio com um golpe só.

Outra característica de HAYASHIZAKI era o seu forte senso de honra e humanismo (TOKU). Este forte traço em sua personalidade iria marcar profundamente o seu tipo de BUDO.

Ele procurou se afastar das guerras que assolavam o Japão de sua época, sempre em busca do verdadeiro significado do que era ser um SAMURAI (Servir as pessoas necessitadas e as nobres causas, sem buscar glória pessoal ou recompensas). O velho mestre era amado por todas as pessoas nos locais em que costumava habitar (HAYASHIZAKI gostava de peregrinar por diversas províncias, isso explica o seu elevado número de discípulos). Homens, mulheres, camponeses ou nobres, sentiam a força protetora de seu espírito pacifico e forte.

Por muitas vezes ele era solicitado como juiz para resolver e apaziguar disputas de diversos motivos.

Sua forma de ensino e pensamento espalharam-se por diversas províncias, sendo que ele chegou a ter mais de 100.000 alunos diretos ou indiretos.

O próprio YAGYU MATAJURU JUBEI figurou entre um de seus mais ardorosos alunos.

Aos 73 anos, em 1616, HAYASHIZAKI saiu para sua ultima peregrinação espiritual (MUSHA SHUGYO) e desapareceu completamente sem deixar quaisquer vestígios.






Após o período de adaptação das técnicas com referência a coordenação motora do corpo, atenção da mente (poder de focar no exercício) e controle melhor da respiração e emoções, o aluno é levado aprender novas formas técnicas de Iaido e inicio do Iaijutsu, neste momento pode surgir naturalmente o desejo de efetuar o juramento para Keppan onde um comprometimento mais sério com o Caminho do Shin-To (espada divina) é observado e requerido:

Nesta fase são adicionados os conhecimentos de :

Shinden Iaido (Iaido praticado antes da Criação do moderno Seitei Gata) nas formas omote, ura e Guiaku assim como o Bunkai (Kumitachi) onde estudamos a aplicação estratégica e tática do uso do Shinken






Teitoku Nihon Batto Toho – 5 katas e Kumitachi



Uma interessante introdução ao Koryu treinada pelos oficiais do Exercito e Policia Japonesa

Em nosso dojo treinamos a ordem e forma dos katas treinadas na época da I e II guerra mundiais

Após a derrota do Japão, estas formas foram modificadas pela comissão de Ocupação das Forças Aliadas e Ministério da Educação Japonesa e transformadas no atual Zen Nihon Seitei Toho Iai com ordem e Forma de Execução diferentes



As formas antigas são:



Ipo me Mae guiri – Origem Hayashizaki Eishin Ryu



Nihon me Zengo Guiri – Origem Mugai Ryu



San bom me Kiri age – Shindo munen Ryu



Yo hon me Kissaki Gaeshi – Origem Hoki Ryu e Kurama Ryu



Go hon me Shiho Giri – origem Suio Ryu



Toho Kumitachi e Kenjutsu



Temos  formas de treinamentos em Teitoku Iai que aprimoram diversas Capacidades com a espada Shinken afiada e interação com ou







12 katas Ura Todos os Katas que estão sentados ficam em pé e todos que estão em pé ficam sentados em seiza ou Tate hiza.



12 Katas Ne Waza, deitados.



12 Katas Hidari te , uso da espada na mão esquerda.



12 Katas Gyaku Waza- são doze formas invertidas nos princípios



12 Katas em Enso – a forma circular, excelente para quem treina artes circulares como Aikido, Ninjutsu, Pakua, Taichi. Shintaiddo, etc.



12 Katas de Iai Kodachi



12 Katas de Nito Iai Kodachi e Daito sacado em conjunto e noto em conjunto.



12 Katas de Tanto Iai



12 katas de Tachi Dori



12 Katas de Atemi



12 Katas tessen iai



12 Katas de Shinken shizue Iaido, habilitação profunda e elevados conhecimentos de estratégia do posicionamento da espada em relação a ação e espera.



12 Katas em Kumitachi (contra, daito, kodachi, tanto, Jo, Yari, Naginata, tessen, Yumi, etc).





12 Tameshi guiri Kihon (fundamentos e bases do Tameshi) Shinbun guiri, Tyu Shin Guiri. Wara Kiri no kirikaeshi.






TAMESHIGUIRI E BATTOJUTSU: 






o BATTOJUTSU praticamente se desenvolveu durante as batalhas feudais do Japão (SENGOKU JIDAI). BATTO significa literalmente cortar muito rápido, matar rápido, a idéia do ideograma BA (cavalo) é de simbolizar a velocidade, enquanto que TO significa lâmina, espada, matança.

O BATTOJUTSU constitui em um treinamento especial do IAIJUTSU que visa tornar a lâmina do praticante em uma arma assassina, letal, mortífera e traiçoeira.

Acima vemos Sensei Adriano e Sensei Akira em um artigo de jornal, a foto foi tirada em um dia chuvoso as margens do Lago do Parque da Aclimação em São Paulo (anos antes do lago ter sido destruído e remodelado), As margens estavam com muita lama e isso dificultava o salto,   o tobi ashi, uma técnica Kaiden de Shinto Ryu Batto, executado por Adriano sensei é extremamente difícil,  Sensei Akira estava portando seu Shinken extremamente afiado, Sensei Adriano idem, além a dificuldade de saltar sobre a espada do Oponente,  existia a problemática de pular cortando em kiri oroshi o atacante sem no entanto machucá-lo também este dia foi incrível pois Sensei Adriano colocou praticamente a sola de seu pé sobre  o shinogi da espada de sensei Akira por um átimo de segundo, literalmente montando sobre ela e sentindo o momento do corte da espada do mestre. um privilégio que nenhum outro aluno de Sensei Akira.
Outro momento inesquecível onde sensei Adriano pode sentir o corte de seu mestre foi em uma apresentação no Clube Hebraica em São Paulo onde fazendo Teitoku Kendo Kata sensei Akira ao realizar a parte do Chidachi cortou o couro cabeludo de sensei Adriano, a força do golpe foi uma transmissão sem igual e sensei Adriano entendeu a força espiritual do raio da espada que ilumina. um Raro momento de Ken Zen.

















Seus golpes são executados de forma explosiva, e procuram pegar o oponente despreparado ou desprevenido. Era a arte predileta dos assassinos do governo TOKUGAWA (ONIWA NO MONO), claro que não significa que porque treinamos BATTO nossa espada é das trevas ou coisa parecida, muitos grandes mestres de IAI, incluindo HAYASHIZAKI JINSUKE, seu fundador, treinavam BATTO como uma forma de se aperfeiçoarem e conhecerem todas as formas de surpreender ou se evitar ser surpreendido, durante um combate ou duelo.

Muitas vezes o BATTOJUTSU era utilizado como uma forma de atacar em TOCAIA um oponente. Para isso os praticantes de BATTO deveriam aprender a esvaziar completamente sua mente, não emitindo pensamentos e intenções que pudessem ser captadas pelo HARAGEI (sensibilidade, percepção sensorial), de seus oponentes.
Os verdadeiros adeptos de BATTOJUTSU são conhecidos pela espantosa velocidade e ferocidade que suas espadas possuem ao serem sacadas para golpear um ou mais oponentes, sendo normal abaterem o oponente antes que ele se quer percebesse que a espada havia sido sacada e o atingido.

Em noventa e nove por cento dos casos, todo mestre de BATTOJUTSU era um adepto de TAMESHIGUIRI, fato este que elevava a eficiência do uso da espada, que para um GUERREIRO era uma questão vital, pois se caso ele errasse, e por causa de um golpe infeliz fora de ângulo, o mesmo veria-se sem sua espada, que provavelmente se partiria ou estaria retorcida e empenada. Em combate isto seria mortal.

Outro fator era de cunho religioso, constituía-se mau agouro ter suas vestes manchadas pelo sangue de seu oponente, além de falta de classe e eficiência. Os grandes mestres da espada executavam cortes tão perfeitos que muitas vezes o ferimento só sangrava após alguns segundos do ato do corte. Tendo o oponente já tombado sem vida.

Com base na experiencia pessoal de nosso mestre , podemos afirmar que somente estudando o TAMESHIGUIRI e o BATTOJUTSU com afinco podemos entender a palavra espadachim, sem eles, mesmo treinando o KENJUTSU ou o IAIJUTSU, sua espada não teria a devida eficiência que o BATTO e o TAMESHI proporcionam a seus praticantes. Todo mestre de IAI e Ken deve possuir ao menos algum conhecimento em BATO e TAMESHI para poder conhecer sua espada, saber seus limites, conhecer seus efeitos.

É preciso praticar com um SHINKEN (ESPADA VERDADEIRA) para se conhecer a Arte da Espada a fundo. O SHINAI (espada de bambu) é uma ótima introdução, mas não é o fim.

Em nossa época moderna o BATTOJUTSU e o TAMESHIGUIRI estiveram presentes na academia de oficiais militares do Exército e Marinha de Guerra Japonês (KOBUSHO e TOYAMA RYU) e foram matérias de curso de formação de oficiais das forças armadas durante as 1ª e 2ª guerras mundiais. Tendo sido totalmente proibidas após a derrota do Japão pelos EUA em 1945.

Após o período de ocupação, os expoentes das referidas artes voltaram a se reunirem e criaram entidades de preservação cultural, que visam manter avivadas tais práticas, visto que o moderno Kendo e o Iaido já não possuíam em sua essência tais ensinamentos.

Neste caso vale lembrar o brilhante trabalho efetuado pelo grão mestre de BATTOJUTSU e Ô TAMESHI NO SENSEI “TAIZABURO NAKAMURA”, hoje aos 89 anos, TAIZABURO SENSEI manteve vivo o TOYAMA RYU e diversos estilos de BATTOJUTSU, chegando inclusive a fundar uma federação internacional de BATTO e TAMESHI, onde tais artes já são praticadas fora do Japão em diversos países.

No Japão existe até os dias de hoje, a tradicional prova dos 1000 cortes, realizada no santuário xintoísta de KUMARA DERAN, esta prova reúne todos os anos os maiores mestres da espada no Japão e são realizados verdadeiros prodígios.

Outros santuários importantes para o TAMESHIGUIRI e o BATTOJUTSU são:

ISE JINGU

KATORI JINGU

KASHIMA JINGU

IAI JINGU

MINATOGAWA JINGU



O termo TAMESHI vem da palavra TAMESU que significa testar, aprovar enquanto que a palavra KIRI ou GUIRI significa cortar. Portanto traduz-se TAMESHIGUIRI como Arte Do Corte Supremo.

O TAMESHIGUIRI começou a tomar independência como uma arte à parte a partir do século XVII, com a criação do cargo de O TAMESHI KAISHAKUNIN (grande expert em cortar, executor oficial).

O KAISHAKU agia como auxiliar nos rituais de SEPPUKKU (suicídio ritual, praticado pelos SAMURAIS para expurgar um ato vergonhoso).

O SEPPUKU sempre foi incompreendido pela maioria dos OCIDENTAIS, que achavam tal ato uma forma de fanatismo ou estupidez.

Muitas vezes ele é erroneamente chamado de HARAKIRI (abrir, cortar a barriga), HARAKIRI é o ato de suicido cometido em qualquer situação, sem nenhuma cerimônia, e geralmente por HAJI (vergonha).

O SEPPUKU tinha outros objetivos mais profundos, era um ato pomposo (O último grande ato de um guerreiro).

Era geralmente acompanhado de declamações de poemas que expressavam a vida do EXECUTADO, sendo que era costume o próprio executado compor seu JISEI (poema de morte), muitas vezes era cometido como um ato de protesto contra determinadas situações sociais ou políticas.

As outras classes que não eram SAMURAIS também cometiam suicídio em defesa de sua honra, neste caso o ato era chamado de JINSHU (suicídio).

O suicídio foi apreciado e aprimorado no Japão devido a forte pressão de seu sistema social em que a vergonha era impossível de se suportar sendo a única saída viável a morte.

Outro fator que deu força ao suicido foram as crenças BUDISTAS da reencarnação e da TERRA PURA, o paraíso onde não haviam mais dores ou sofrimentos.

Não afirmamos que o BUDISMO é uma religião que prega o SUICÍDIO, de forma alguma tais religiões pregam estes aspectos. Apenas apontamos o fato que a crença na reencarnação ajudava os SAMURAIS e se libertarem de seus medos, mesmo quando deveriam tirar a própria vida.

Vale dizer que é preciso muita coragem para se auto-imolar com uma WAKIZASHI, aliás, foi por causa do SEPPUKU que o termo WAKIZASHI se tornou sinônimo deste tipo de espada (ESPADA COMPANHEIRA), ou seja, a espada que não faltava na última hora, na hora da necessidade.

Para um SAMURAI, morrer bem era tão importante quanto viver bem, sendo que, aqueles que cometiam SEPPUKU eram louvados em poemas e canções que perpetuariam o nome do guerreiro por séculos.

Seu golpe deveria ser preciso, pois tal oficial deveria decapitar o praticante de SEPPUKU que se eviscerava com um ou dois cortes sobre a região do baixo ventre (SAIKA TANDEN). Este ato é chamado de JUMONJI HIKARI (cortar a cruz para revelar a luz da pureza).

Para o SAMURAI mostrar o interior de seu HARA (morada da alma) dizia tudo que fosse necessário que um guerreiro deveria dizer.

Após a conclusão do SEPPUKU, a cabeça era então posteriormente mandada para os familiares, onde era examinada minuciosamente para se saber em que estava pensando o EXECUTADO no momento de sua morte, se seus olhos ostentavam serenidade, terror, dor, desespero, raiva, etc. Existiam SAMURAIS especialistas neste tipo de análise.

Os SAMURAIS sempre apreciaram os atos, as ações de um HOMEM e não apenas suas palavras. Este costume acabou por permanecer nas Artes Marciais verdadeiras.

Ao final do segundo corte chamado JUMONJI (a cruz), o KAISHAKUNIN precipitava sua espada em um único e preciso golpe, cortando a região do pescoço e separando a medula cervical, decepando a cabeça do EXECUTADO, por costume, seria de mau agouro decepar a cabeça por inteiro, devendo deixar a mesma presa sob uma fina camada de pele que não era atingida durante o golpe.

Com a ascensão do governo TOKUGAWA no período EDO no XVII, houve grandes expurgos nos clãs guerreiros, principalmente devido a chamada ERA DA PAZ, muitos SAMURAIS se viram sem emprego, reduzidos a condição de RONINS (SAMURAIS desempregados, sem mestres). Muitos escolhiam a morte através do SEPPUKU, ao invés de passarem pela vergonha de perderem seu status de guerreiro.

Politicamente O Governo TOKUGAWA utilizou o SEPPUKU como uma arma punitiva, condenando a morte quem ousasse se opor ao seu regime.

Outro fator que influenciou o TAMESHIGUIRI era as execuções públicas (SHIOKI). Tais execuções visavam punir maus SAMURAIS e qualquer pessoa que tivessem infringido a lei. No Japão Feudal existiam basicamente três formas de pena: A MORTE, O BANIMENTO e TRABALHOS FORÇADOS PERPÉTUAMENTE, ou seja, tudo terminava em morte, pois, ou o criminoso era executado sumariamente, ou o criminoso era banido da sociedade (o que constituía a morte, pois ninguém deveria lhe dar guarida, alimentá-lo, etc, e a maioria acabava se suicidando), ou o criminoso era enviado para o arquipélago de SADO (hoje é um maravilhoso conjunto de ilhas turísticas no estilo Fernando de Noronha), onde era forçado a trabalhar em minas de extração de carvão até sua morte, a maioria não duravam mais de dois anos.

A prisão era um fator somente temporal, onde o criminoso ou infrator aguardava sua sentença.

Um SAMURAI podia julgar e executar sumariamente qualquer pessoa que fosse de uma classe inferior a ele (camponeses, artesãos, comerciantes, etc), caso se sentisse ofendido por alguma ação infeliz oriundas de alguém que lhe era inferior (BUREI MONO).

Estando inclusive previsto no código de leis antigas (O SADAME GAKI). O direito a vingança (KATAKIUCHI).

O EXECUTADO era colocado deitado em uma esteira de palha chamada DODHA ou amarrado e pendurado em um poste (MONODHA) onde seria esquartejado.

Este ato era feito sempre na presença de testemunhas oficiais (METSUKE, BUGYO e OKASHI).

Após a execução, a espada era lavada e purificada, enquanto que os restos mortais dos executados eram dados aos cães ou levados pelos ETA, HININ (literalmente, não humanos, pessoas que estavam abaixo de qualquer classificação social, curtumeiros).

A cabeça permaneceria espetada em uma lança e ficaria a mostra do público, como uma advertência para que ninguém cometesse os mesmos atos do EXECUTADO.

Fazia-se TAMESHI em corpos já mortos (às vezes vivos), somente para se testar espadas (TAMESU MEI TO). Após uma espada ter sido confeccionada, ela era então entregue ao Ô TAMESHI (especialista em corte) local para ser testada, O "Ô TAMESHI NO SENSEI" empilhava então vários corpos, e procurava cortá-los ao meio com um só golpe, feito isto na presença de testemunhas a espada recebia uma nota que ficava gravada no NAKAGO. Esta nota variava indicando a quantidade de corpos a espada cortou com um só golpe (HITO NI BAN - dois corpos, HITO SAN BAN - três corpos, etc).

Uma espada de qualidade deveria cortar pelo menos três corpos com um só golpe, enquanto que as espadas excepcionais, cortavam até sete ou oito corpos com um único golpe. Nos dias de hoje esta prática ainda existe para se testar lâminas só que agora utilizamos rolos de palha e feixes de bambu que são feitos da mesma grossura do tronco humano (WARA), o WARA deve ser preparado cinco dias antes do corte, sendo ele feito de um feixe de bambu verde (que substituirá os ossos), a ele devem ser enrolados a esteira de palha de arroz (TATAMI), deve ser bem preparado e colocado em um tanque com água e óleos especiais para que a esteira adquira a mesma densidade da carne no momento em que for cortada.

Outro teste importante era o corte de elmos de guerra chamado KABUTO WARI, conseguir cortar tais elmos que eram forjados da mesma forma que um KATANA, constituía em verdadeira consagração tanto para a espada quanto para o espadachim que o realizava.

No Brasil os mestres que introduziram estas artes foram:

SENSEI KUNIO ODA – ITTO RYU

SENSEI MITSUGI YOSHIMATSU – SHINTO RYU

SENSEI TSUKIMOTO AKIRA – SHINTO Shinken Bujutsu Tsukimoto Há

SENSEI AWAOKI JIROKICHI– SHINGON MUGEN BATTOJUTSU RYU

O real objetivo de se treinar em nossos dias as práticas antigas do uso real da espada, é de se cultivar o SHIDO (espírito guerreiro, caminho).

A busca através do refinamento espiritual deve ser a parte mais importante de sua meta, O SHIDO representa a união dos ideais do praticante de Bujutsu.



Estes elementos são grandes ideais para que as pessoas se dediquem, mesmo nos dias de hoje, pois quão melhor não seria nosso mundo se tivéssemos governantes que cultivassem ao menos dez por cento destes ideais. O mestre de SHIGON MUGEN BATTO JUTSU sensei AWAOKI dizia “Os problemas humanos se resolvem pela própria humanidade”. Ou seja, é através do aprimoramento do caráter e do espírito humano, que nós poderemos melhorar nosso mundo e nossa sociedade.

SENSEI AKIRA TSUKIMOTO, deixou escrito no Densho de nossa escola : “ KEN (espada) é a bengala da alma, e com ela fica mais fácil nos apoiarmos até que possamos andar sozinhos (quando alcançarmos o SATORI)” .

Outro fator para se aprender o TAMESHIGUIRI e o BATTOJUTSU, é que tal aprimoramento se faz necessário para aqueles que já seguem algum caminho ligado de alguma forma a espada japonesa:

Em Shinto Ryu Shinken Bujutsu Tsukimoto Ha não utilizamos pedestais, o wara ou bambu deve estar solto levemente equilibrado pelo seu peso no chão, isso aprimora ao máximos as capacidades do praticante, outra pratica é o Suemonoguiri onde um auxiliar segura o Wara com suas mãos e com isso podemos efetuar cortes simulando o corpo humano , esta pratica requer muito domínio com a espada e seus angulos de corte para não ferir o auxiliar.

Todos os caminhos acima citados têm uma forte relação com o uso do KATANA sendo muitas vezes a razão da existência de tais práticas.




















Musso Eishin Ryu Shoden Iaijutsu– 12 Katas e Kumitachi



No nível de Monjin são adicionados os seguintes conhecimentos:



Musso Eishin Ryu Chuden – 10 katas e Kumitachi

Shuriken Jutsu – 4 katas

Kyudo – Heikisha.

Toyama Gakko – 8 Katas e Kumitachi

Keshi Ryu – 5 katas de iaijutsu e 7 Katas de Kenjutsu

Suemonoguiri – waza aplicação de Tameshi e Suemono

Shuriken jutsu – 3 katas

Shiniai Gueiko – Luta com Bokuto e Mogito.

Nito Waza Iai – 16 katas de Nito (usando duas espadas)







Após este período o aluno estará apto a prestar exame de Shoden e adentrar ao aprendizado de Shinto Ryu Tsukimoto Ha



Shinto ryu IAi Batto Shoden – 22 katas e Kumitachi

Shinto Ryu Kenjutsu Awase no Kata– 11 katas de Odachi e 11 katas de Kodachi



Hayshizaki Musso Shinden Eishin Ryu Iaijutsu e Kumitachi formas Okuden e Kaiden
Houkushi Noh Itto Ryu - todos os os Kata
Kashima Tsohiushi Batto Jutsu - todos os Kata
Katori Shinto Ryu Iaijutsu - todos os Kata
Yagyu Seigo Ryu Batto - todos os Kata



Para outras curiosidades e informações


http://en.wikipedia.org/wiki/Iaido


http://nikkeypedia.org.br/index.php/Iaijutsu








Guilda Espadas

 Nossa forja testes de espadas