O Japão tem uma longa e milenar pratica de artes marciais, muitas oriundas da Índia e China, outras desenvolvidas no próprio arquipélago.
O universo do Taichi chinês não poderia ficar ausente do rico contexto cultural e filosófico Japonês. O povo japonês com seu olhar único sobre as questões do universo natural, filosófico e espiritual, ao mesmo tempo flexível para aprender, adaptar as suas necessidades e depois recriar de forma aperfeiçoada aquilo a que se dedicaram em suas práticas, permeando cada assunto com o chamado Yamato Damashi (alma, espírito Japonês).
O Yamato Damashi consiste em uma miríade de crenças oriundas do Taoísmo, Confucionismo, Mo ismo, Shintoísmo, credos indígenas dos Ainus e Budismo Esotérico, é considerado a pedra angular do povo japonês, o que constitui ainda grande parte do pensamento e modo de existir da cada japonês existente no mundo, mesmo os que se radicaram em outros países no período de Imigração no inicio do Século XX como Brasil e EUA, tais descendentes ainda preservam características de Yamato Damashi.
Cada Aspecto, cada movimento do Taichi foi interpretado de forma a manter sua característica original e avançar em conforme com o pensamento marcial do Japão e sua longa tradição de Samurais e Sohei (monges Guerreiros).
Cientes de que o assunto Taichi/Taikyoku Ken reúne uma complexidade de credos e práticas que vai da simples prática repetitiva dos movimentos da arte em si para melhorar a postura corporal, relaxamento e flexibilidade do corpo e da mente. Ao aprimoramento mental e espiritual na alquimia interna do Tao yn (sistema de alquimia e medicina esotérica chinesa) ruma a longevidade e iluminação espiritual.Em Shinto Ryu aprendemos o Taikyokuken para avançarmos no principio de Kamuwaza (Técnica Divina) ou Odo.
Uma particularidade desta forma refinada e esotérica de combate é o uso de elevadas forças espirituais do Yn e do Yang onde a alquimia interior sublima o Ki (energia) em forma de Kami (Deus, energia Divina).
O Taikyoku ken é aplicado na forma Tai no waza (corpo a corpo)
To no waza (espada, sabre), Tesen no waza (leque) Bo no waza (Bastão) Naginata no waza (alabarda) e So no waza (lança reta).